Plataforma de telessaúde se chama ‘Bem Cuidar’ e é aberta a toda a categoria. Serviço é fruto de uma parceria entre UEL e Seed
Professores(as), diretores(as), pedagogos(as) e funcionários(as) da rede estadual do Paraná podem agendar consultas online gratuitas com psicólogos(as).
O aplicativo Bem Cuidar, desenvolvido em parceria entre a UEL e a Seed, está disponível para download desde a última sexta-feira (24). O serviço também pode ser utilizado por profissionais PSS.
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) selecionou 20 profissionais para realizar o atendimento por teleconsulta. Os(as) psicólogos(as) também podem realizar o encaminhamento para atendimento psiquiátrico, de acordo com as necessidades de cada paciente.
A partir do segundo semestre, informa a Secretaria, começará estudo para avaliar as possibilidades de oferta de atendimento aos(às) alunos(as).
Depressão, sentimento de impotência, ansiedade, desânimo, insegurança e pensamentos negativos têm sido documentados entre educadores(as) de todo o país.
Em pesquisa recente, a CNTE abordou o tema da deterioração da saúde mental da categoria. Muitos sintomas se agravaram na pandemia – e se acentuam pela pressão no cotidiano escolar e a desvalorização.
A APP-Sindicato saúda a iniciativa, mas lembra da importância da prevenção, plenamente ao alcance da Seed com políticas pedagógicas mais humanas e uma política real de valorização das carreiras.
Como usar o APP
O Bem Cuidar está disponível no Google Play e na Apple Store. Feito o download, é preciso fazer um cadastro e solicitar atendimento com um dos psicólogos disponíveis.
A sessão pode ser agendada para até uma semana após a solicitação. O professor, então, deve se conectar à plataforma no dia e horário estabelecidos para a sessão online. Durante o atendimento, o profissional deixará agendado o próximo encontro.
Fonte: APP-Sindicato