Neste sábado, 15, o Sindicato dos Professores e Funcionários de Escola do Paraná (APP-Sindicato), Núcleo Londrina, realiza novo encontro da 3ª Escola de Formação.
O evento, que será realizado na sede da APP-Sindicato Londrina, localizada na Avenida JK, nº 1834, a partir das 8h, é voltado ao debate dos recentes ataques do governo Ratinho Júnior (PSD) à educação básica.
O encontro pretende abordar a Lei 22.006/2024, recentemente aprovada em regime de urgência pela Assembleia Legislativa do Paraná no início deste mês. A legislação prevê a entrega da administração de 204 escolas públicas à iniciativa privada, o que é visto pelos educadores como um movimento de privatização que pode comprometer o futuro da educação pública no estado.
“Vamos debater o projeto denominado Programa Parceiro da Escola, que foi aprovado a mando do governador Ratinho Júnior. Esta lei representa, a médio e longo prazo, o fim da educação pública no Paraná,” afirma o professor Ivo Ayres, da Secretaria Educacional da APP-Sindicato de Londrina.
Ele destacou a importância de preparar a mobilização e convencer as comunidades escolares sobre os prejuízos dessa legislação.
O Sindicato tem se posicionado firmemente contra o regulamento. Durante a reunião, será discutido como o coletivo pretende organizar a jornada de lutas para o rechaço do projeto durante consulta pública às comunidades escolares, prevista para ocorrer em outubro deste ano.
“Embora tenhamos sido derrotados neste momento, conseguimos dar visibilidade ao que estava acontecendo por conta da greve que promovemos,” explica Ivo.
A programação conta com a participação de Elizabete Eva Almeida Dantas, diretora estadual da APP, representante da Secretaria de Funcionários e Luciana Sumigawa, diretora regional da APP-Sindicato Londrina, membra da Secretaria de Política Sindical e Secretaria de Saúde e Previdência.
A 3ª Escola de Formação faz parte de uma série de atividades organizadas pela APP-Sindicato e pela Universidade Estadual do Paraná em todo o estado. Além deste encontro, haverá o Congresso Regional da APP no próximo sábado, 22 de junho, preparatório para o Congresso Estadual que ocorre em julho.
Matéria da estagiária Joyce Keli dos Santos sob supervisão.