Após discussões regionais, etapa estadual será em Curitiba
Entre os dias 12 e 13 de agosto, acontecerá a 8ª Conferência Estadual de Educação da APP Sindicato, entidade que representa as trabalhadoras e trabalhadores em educação pública do Paraná. Com o tema “Por uma educação humanizadora”, o evento ocorrerá na sede estadual do coletivo, em Curitiba. De acordo com Ivonyr Aires, secretário educacional no Núcleo Sindical de Londrina, o encontro tem como finalidades reafirmar as lutas em defesa do direito à educação pública de qualidade e pela valorização dos profissionais da educação.
Visando ampliar os debates, a atividade foi organizada por eixos temáticos, são eles: Políticas Educacionais no Brasil e Paraná, de 2017 a 2022; Participação, Organização, Controle Social e Gestão Democrática da Educação; Financiamento da Educação e Controle social; Valorização, Formação e Condições de Trabalho; Organização Curricular na Educação Básica, Direitos Humanos, Diversidade e Igualdade.
Aires conta que para a preparação da 8ª Conferência Estadual de Educação, foram realizadas Conferências Regionais nos 29 Núcleos Sindicais do Paraná, entre os meses de maio e julho deste ano. Nestes encontros, os participantes apresentaram emendas ao Caderno de Debates (documento disponibilizado previamente para guiar as reuniões) e elegeram seus delegados que estarão na etapa estadual para compartilhar as discussões em grupo e votar nas proposições apresentadas pela categoria. Em todo estado, foram sugeridas mais de 382 emendas e eleitos 500 delegados.
“Em Londrina, a Conferência Regional foi realizada de forma remota nos dias 01e 02 de julho. No primeiro dia, sexta-feira à noite, além das falas oficiais de abertura e de recepção, como a do professor Márcio André, presidente da APP-Núcleo Sindical de Londrina, o evento contou com a participação do professor Antônio Marcos, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) e da professora Adriana Farias do Grupo de Pesquisa em Educação, Estado Ampliado e Hegemonias da UEL”, pontua.
Também participaram da Conferência Regional realizada em Londrina, outras convidadas como as professoras universitárias Sandra Garcia, da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Edinéia Navarro, da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), a advogada Luara Scalassara e as professoras Sidineiva Gonçalves e Elisabete Almeida, ambas da direção estadual da APP.
Educação Humanizadora x Modelo Privatista
Segundo Aires, a expectativa para o encontro é aprofundar as discussões sobre a atual conjuntura da educação paranaense marcada por um modelo privatista e propor outras ações que resgatem um projeto de educação gratuita e com mais autonomia: “O evento visa promover o debate de propostas que se contraponham ao processo de empresariamento e de desmonte da educação pública, que vêm sendo implementado de forma autoritária, avassaladora e cruel pelo governo de Ratinho Junior, por meio de seu secretário/empresário da educação, Renato Feder”.
Amplamente rejeitada pela categoria, o sentido privatista trata a educação como uma mercadoria, tornando “professores, funcionários, equipes pedagógicas e diretivas apenas como peças de uma engrenagem movida por metas e resultados, materializados em índices educacionais que não levam em consideração as condições reais e estruturais das escolas e do processo educacional”, adverte Aires.
O texto final com as propostas dos educadores será entregue aos candidatos ao governo do Paraná nas eleições deste ano. Até o momento, noves partidos confirmaram candidatura ao Palácio do Iguaçu. O período para convenções partidárias encerra hoje (5). No final de julho, pesquisa do instituto Ipespe apontou Ratinho Júnior (PSD) na liderança das intenções de voto, com 51%, seguido de Roberto Requião (PT), com 25%.
Confira a programação completa:
12 de agosto (Sexta-Feira):
– 07h30 – Credenciamento
– 08h30 – Acolhida e abertura da Conferência
– 08h45 – Leitura e aprovação do Regimento
– 09h15 – Atividade Cultural
– 09h45 – Abertura oficial
– 10h30 – Mesa de Conjuntura
Prof. Dr. Luiz Carlos de Freitas – UNICAMP (participação virtual) e Pedagoga Esp. Ieda Leal – CNTE
– 11h45 – Abre para intervenções/considerações da mesa
– 12h45 – Encaminhamentos para o trabalho em grupo
– 13h00 – Almoço
– 14h30 às 18h30 – Trabalho em 15 grupos
13 de agosto (Sábado)
– 08h00 – Atividade Cultural
– 08h30 – Plenária Final: Relatoria dos grupos (apreciação das moções)
– 10h00 – Encaminhamentos
– 10h30 – Apresentação da Conferência Infantil
– 11h00 – Café
– 11h00 – Assembleia Estadual
Franciele Rodrigues
Jornalista e cientista social. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem desenvolvido pesquisas sobre gênero, religião e pensamento decolonial. É uma das criadoras do "O que elas pensam?", um podcast sobre política na perspectiva de mulheres.