A Assembleia Legislativa do Paraná homenageou a família do saudoso professor Olympio Luiz Westphalen com Votos de Congratulações e diploma de Menção Honrosa pelo trabalho que realizou em benefício da educação no estado. O reconhecimento in memorian foi uma proposição do deputado estadual Tercilio Tercilio, que entregou hoje (dia 6) as honrarias aos filhos e netos num encontro no campus da Universidade Estadual de Londrina (UEL) – onde o homenageado atuou como docente pioneiro da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, contratado em 1971, e teve trajetória de destaque no fortalecimento e no crescimento da maior instituição pública de ensino superior do Paraná.
Tercilio Turini reverenciou familiares do professor Olympio Westphalen, que em 11 de outubro de 2024 completaria 100 anos. “Antes da UEL, já lecionava na rede estadual de ensino, participou da formação educacional e cidadã de várias gerações de paranaenses, exerceu grande liderança em entidades profissionais e contribuiu bastante na consolidação de dois grandes patrimônios culturais: a UEL e o Museu Histórico de Londrina” – destacou o deputado.
O professor Olympio Luiz Westphalen nasceu no município da Lapa em 1924 e faleceu aos 79 anos em 13 de janeiro de 2004. Formou-se em Geografia e História, Filosofia e Direito pela Universidade Federal do Paraná, em Curitiba. Em 1948 chegou a Londrina para lecionar História no então Ginásio Estadual, hoje Colégio Estadual Professor Vicente Rijo – um dos maiores da rede estadual de ensino. Foi ainda diretor do Ginásio Municipal de Cambé. Também lecionou na então Universidade Católica do Paraná (hoje PUC), Universidade Estadual de Maringá e na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari. Presidiu a Associação dos Professores do Norte do Paraná, na década de 1950, e a Associação dos Professores Licenciados do Paraná, nos anos 1960.
Além de docente reconhecido e respeitado, deixou um enorme legado para Londrina e a UEL. Como diretor do Museu Histórico de
Londrina, mantido pela universidade, abriu à comunidade o acervo histórico da colonização do Norte do Paraná ao liderar o movimento para transferir o Museu ao prédio da antiga Estação Ferroviária – um edifício simbólico para toda a região, Das pequenas instalações no porão do Colégio Estadual Hugo Simas, o Museu Histórico ganhou uma sede relevante para preservar a memória dos pioneiros que construíram Londrina e o Norte do Paraná. Permaneceu na direção do Museu de 1979 a 1994.
“A homenagem da Assembleia Legislativa à família de Olympio Luiz Westphalen, neste ano em que comemoraria o seu centenário, é também um ato de gratidão por tudo que fez em benefício dos paranaenses. Sua atuação na rede estadual de ensino, na UEL e demais instituições sempre será lembrada pela vontade de ver um mundo melhor pelo caminho mais sólido e profícuo: a educação” – ressaltou o deputado Tercilio Turini nos Votos de Congratulações.
Os filhos Nélio Roberto (advogado e servidor da Justiça Federal), Edgard Luiz (médico) e Fernando Henrique Westphalen (dentista e professor universitário) agradeceram pela lembrança histórica e pela disposição do deputado Tercilio Turini e da Assembleia em aprovar a homenagem. Estavam presentes os netos Luiz Henrique, Daniel, Nathalia, Maria Vitória e amigos do professor Olympio Westphalen e sua família.
Fonte: Assessoria parlamentar