A sociedade se manifesta contra o racismo e em solidariedade a Vinicius Jr. O ato foi em frente o Consulado da Espanha, em São Paulo, com presença do Movimento Negro Unificado, a Coalização Negra por Direitos, a Unegro, das centrais sindicais, de movimentos sociais e lideranças políticas,
Em apoio ao craque de futebol brasileiro Vinícius Junior, atacante do Real Madrid, contra os ataques racistas que vem sofrendo nos estádios da Espanha por grupos de extrema-direita. Em apoio também a todas as pessoas que no Brasil e no mundo são discriminadas e sofrem ataques racistas.
A Força Sindical convocou a manifestação usando as redes sociais. A UGT, União Geral dos Trabalhadores, fez o card e também distribuiu também em suas redes:
“Estamos aqui novamente em manifestação contra mais um ato racista que sempre acontece com nosso povo preto, com nosso povo periférico e, dessa vez, aconteceu do outro lado do mundo. Lá na Espanha. Não vamos mais aceitar isso, não temos mais espaço para o racismo, para intolerância religiosa, para homofobia, para qualquer tipo de preconceito, não temos mais espaço para essas pessoas”, ressaltou o presidente do Unegro, André Alexandre.
Carlos Augusto dos Santos, o Carlão, secretário geral da Força Sindical no Estado de São Paulo fala sobre o protesto. Confira:
Basta de violência, preconceitos e racismo! Exigimos punição exemplar a quem comete estes crimes e crueldades!
O que aconteceu no domingo no jogo Valencia x Real Madrid
Vinícius Jr., atacante do Real Madrid-ESP, foi vítima de racismo durante uma partida contra a equipe do Valencia, pelo Campeonato Espanhol, no último domingo. O jogador se revoltou com as ofensas dos torcedores, que chegaram a gritar “mono” (macaco, em tradução do espanhol), em coro. Na confusão criada em campo, Vini Jr. acabou expulso, o que reforçou as críticas à atuação das autoridades envolvidas no jogo.
Fonte: Rádio Peão Brasil