A ferramenta on-line utiliza informações repassadas pelos servidores, que estão no banco de dados do Sistema Previdenciário da Caapsml
A Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml) lançou uma ferramenta nova que vai possibilitar aos servidores públicos fazerem a simulação da aposentaria. Os interessados em simular devem acessar o site oficial da Caapsml (www.caapsml.com.br) e clicar na aba de Acesso ao Holerite – Aposentados e Pensionistas. Também é possível acessar a ferramenta diretamente pelo portal https://portalcaapsml.actuary.com.br/login.php.
As informações serão repassadas pelo CPF do servidor, por isso antes de consultar, é necessário fazer o cadastro completo, informando o nome, a matrícula de trabalho, a data de nascimento, um e-mail e senha. Assim, quando clicar no item “Simulação de Aposentadoria”, a pessoa verá o resultado. Com os dados que o sistema emite, os funcionários poderão ter uma ideia prévia do seu período aquisitivo e do tempo de trabalho restante para ter direito ao benefício previdenciário. “Essa ferramenta está dentro do sistema de previdência usado pela Prefeitura, o SoftPrev. Dentro dele há a ferramenta que faz a simulação automática, depois que cadastramos as informações dos servidores municipais”, disse a superintendente em exercício da Caapsml, Graciele Gélio.
O simulador da aposentadoria contém as informações repassadas pelos servidores públicos, pois a base de dados usada foi a fornecida pelo Sistema Previdenciário licitado pela Caapsml. Por isso, os dados que o servidor não tenha informado como, por exemplo, o tempo trabalhado em outros regimes ou empresas privadas ou, ainda, períodos anteriores averbados em Carteira de Trabalho, Certidão de INSS, CNIS ou Certidões de outros Municípios ou entes, não serão computados pela simulação.
Ao obter os dados, o sistema não gera direito adquirido ao servidor que consultar, pois o site é apenas para fins de informação, para que um maior número de pessoas possa saber quanto tempo resta para adquirir o benefício. Qualquer servidor estatutário que esteja em exercício, tanto da Administração Direta quanto da Indireta, pode consultar. “Decidimos usar essa ferramenta do simulador porque isso facilita a visualização do servidor quanto ao seu direito de aposentadoria”, explicou Gélio.
Aqueles que tiverem alguma dúvida podem entrar em contato com a Gerência de Concessões de Aposentadoria e Pensões, da Caapsml, pelos telefones 3376-2645. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.
Fonte: Blog Londrina