A sessão de posse dos vereadores da próxima legislatura e do prefeito eleito de Londrina, Tiago Amaral (PSD), será realizada na sede reformada da Câmara Municipal de Londrina (CML) nesta quarta-feira (1º). A cerimônia começa às 18h.
Será a primeira sessão presencial em oito anos, já que em 2021 a posse foi realizada de maneira remota, ainda por conta da pandemia.
A sessão será presidida pelo vereador mais idoso, que neste ano é Roberto Fu (PL). Também compõem a mesa que dirigirá a cerimônia a vereadora Jessicão (PP), como primeira-secretária, pois a parlamentar representa o partido que obteve maior número de cadeiras na Casa, seis no total, mesma quantidade do PL, já representado por Fú; e o vereador Deivid Wisley (Republicanos), como segundo-secretário, pois foi o mais votado da legislatura, com 16.212 votos. A diretora Legislativa da Câmara, Ana Paula David Lopes, dá mais detalhes.
Depois da posse do prefeito eleito Tiago Amaral, há a transmissão de cargo, na Prefeitura. Na sequência, os vereadores seguem para a eleição da Mesa Executiva, que é formada por presidente, vice-presidente, 1º, 2º e 3º secretários. Ela tem mandato de dois anos e uma série de atribuições, entre elas, dirigir os trabalhos legislativos, autorizar viagens de vereadores e elaborar as propostas orçamentárias da Câmara.
A sessão solene tem duração prevista de duas horas. Já quanto à realização da eleição da Mesa Executiva da Câmara não há previsão de tempo.
O evento é aberto ao ao público e começa às 18 horas, na sede reformada do Legislativo, no Centro Cívico (Rua Gov. Parigot de Souza, 145), com transmissão ao vivo pelos canais do Legislativo no YouTube e no Facebook.
Fonte: CBN Londrina