A Campanha Junho Vermelho, de incentivo à doação de sangue, registrou em 2024 – no mês em que se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, em 14 de junho – um número recorde, o maior da história do Hemocentro Regional de Londrina, do Hospital Universitário (HU) da UEL, com aumento significativo em relação à campanha de 2023: de 1424 para 1749 bolsas de sangue.
Além das ações individuais, o Hemocentro também colheu muitas doações em grupo. Entre elas, as da Biblioteca da UEL; equipe do Londrina Futsal Feminino; Atlética do Centro de Educação, Comunicação e Artes (Ceca) da UEL; de moradores de Rolândia; empresas da região, entre outros. Os resultados deste ano mostram que a municipalização da campanha, com apoio integral da Prefeitura de Londrina, via Secretaria Municipal de Saúde, e da Câmara Municipal de Londrina, além da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio do Governo do Estado, vem surtindo efeito desejado.
O Coletivo Amigos do Hemocentro abriu oficialmente a campanha, no dia 3 de junho, no Hemocentro do HU. O Coletivo é composto por membros da sociedade civil, empresários, atores políticos, gestores e trabalhadores da educação e saúde, com a coordenação do Hemocentro do HU.
Um dos principais eventos da campanha ocorreu na Câmara Municipal de Londrina, no dia 13, com homenagens a doadores com o diploma “Amigos do Hemocentro”. Durante a campanha, foram realizadas diversas atividades, como divulgação de material gráfico de campanha, visitas às escolas, e outras atividades para a conscientização da importância da doação.
O coordenador do Hemocentro, Fausto Trigo, reforça que “cada gota importa o ano inteiro” e convoca doadores a fazerem mais doações, sempre que possível. O homem pode doar até quatro vezes em um ano e a mulher, até três vezes. O Hemocentro Regional de Londrina atende 23 hospitais da região, com previsão de ampliação para 25 ainda neste ano.
Fonte: Tarobá News