O Conselho Municipal do Meio Ambiente aprovou, em reunião ordinária, realizada na tarde desta segunda-feira, um parecer técnico que apontou a existência de crime ambiental no Jardim Botânico, após a realização do carnaval de rua de Londrina no estacionamento da unidade.
Jonas Pugina, presidente do Consemma, explica que a reunião tinha cinco pautas, mas por conta da urgência do tema carnaval no Jardim Botânico, apenas três assuntos foram analisados.
O presidente do Conselho diz ainda que em seu parecer a Câmara Técnica de Biodiversidade concluiu que houve crimes ambientais, relacionados a resíduos sólidos, que permaneciam no local mesmo após a limpeza do espaço pela CMTU, além de danos à fauna da unidade de conservação.
Jonas Pugina explica ainda que o parecer da Câmara Técnica foi votado e aprovado pela plenária do Conselho.
Agora, ele diz que o Consemma vai notificar os envolvidos com o planejamento e a organização do evento, entre eles a Prefeitura e o Instituto Água e Terra, para que apresentem suas explicações, além de documentos e laudos que autorizaram a realização do carnaval na unidade de conservação.
O prazo para resposta dos órgãos envolvidos na organização do carnaval no Jardim Botânico é de 30 dias.
Fonte: CBN Londrina