Evento reúne mulheres de Axé para discutir cultura, ancestralidade e empoderamento com a Secretaria Estadual Leandre Dal Ponte
Nesta quarta-feira (31), a Casinha da Vovó Maria do Rosário, terreiro de umbanda localizado na zona Leste de Londrina, realiza “Chá da tarde com mulheres do Axé”. Organizado por Mãe Silvana de Oyá, o evento tem como objetivo reunir mulheres do Axé para um diálogo enriquecedor sobre cultura, ancestralidade e empoderamento. A atividade contará com a presença da secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.
Para Mãe Silvana de Oyá, liderança da Casa e representante da Federação Umbandista do Estado do Paraná, o evento é importante porque possibilita reunir mulheres do Axé de modo a compartilhar suas experiências e ressaltar as demandas dos povos de terreiro no estado.
“Falar a importância disso me traz vários vieses, o primeiro deles é conseguir juntar essas mulheres de Axé. Trazer para a mesma cena, para o mesmo palco, para o mesmo solo sagrado, a voz, a ancestralidade, as experiências, as vivências. Isso já é um momento único. Segundo, essa oportunidade de podermos conversar com a secretária do estado e relatar para ela as nossas necessidades, as nossas expectativas e até buscar uma ajuda em relação à especificidade do povo de axé”, afirma.
A programação começa às 16h30 com uma recepção e exposição de arte, destacando obras que retratam a cultura afro-brasileira, especialmente mulheres. Às 17h, uma apresentação cultural com um grupo de curimba Tambores da Jurema dará as boas-vindas às participantes.
O ponto alto do evento será a roda de conversa, iniciada às 17h15, onde as mulheres de Axé terão a oportunidade de compartilhar suas vivências e reivindicações com a secretária Leandre Dal Ponte. Este momento é visto como uma oportunidade única para fortalecer a voz feminina do Axé e buscar apoio específico para a comunidade.
Às 18h15, haverá um momento de integração com uma rodada de bingo, oferecendo prêmios e promovendo um ambiente de descontração e união entre as participantes. O encerramento do evento está previsto para às 19h.
A participação no Chá da Tarde com Mulheres do Axé é feita por convite, onde cada Mãe de Santo trará uma representante de seu terreiro, totalizando cerca de 60 mulheres de aproximadamente 20 terreiros diferentes de Londrina e região.
A expectativa é que o encontro não apenas promova a integração e o diálogo, mas também que resulte em ações concretas de apoio à comunidade de Axé que mantém viva a resistência e a celebração cultural no Paraná.
Programação do Chá das Mulheres do Axé:
16h30 – Recepção:Exposição Arte & Axé
17h – Boas-vindas: Apresentação Cultural
17h15 – Roda de Conversa: A força da mulher no axé, com a convidada especial secretária do estado Leandre Dal Ponte
18h15- Momento de Integração: Rodada de Bingo com prêmios especiais
19h – Encerramento do evento
Matéria do estagiário Jader Vinicius Cruz sob supervisão.