A iniciativa busca conectar os moradores do Flores do Campo a oportunidades de emprego, cursos e benefícios sociais
O corre.social, aplicativo londrinense, realiza neste sábado (7), um plantão de cadastro cidadão na Associação Flores do Campo, uma das maiores ocupações urbanas da cidade. A ação busca conectar os moradores em situação de vulnerabilidade social a oportunidades de renda, educação, cultura e cidadania.
O cadastro cidadão é uma tecnologia desenvolvida pelo corre.social com apoio da Secretaria de Estado de Inovação, por meio do programa Paraná Inovador.
Segundo João Pedro Carrilho, um dos idealizadores do aplicativo, o projeto é capaz de operar offline, o que permite sua aplicação em territórios com acesso limitado à internet.
“Essa tecnologia funciona no nosso aplicativo e nos permite cadastrar moradores, mesmo em locais com internet ruim. Fazemos um perfil profissional, educacional e social de cada pessoa e utilizamos essas informações para conectá-las a vagas de trabalho, cursos, doações e até benefícios sociais. Já realizamos essa iniciativa em mais de cinco periferias de Londrina, como São Jorge e União da Vitória”, explica João Pedro.
“Já recomendamos mais de 600 vagas para moradores de periferias, conectando-os a oportunidades oferecidas pela Secretaria de Trabalho e a doações. Utilizamos o WhatsApp para comunicar essas informações, porque é o meio preferido e muitas vezes o único disponível para essas pessoas”, complementa.
Expectativas
A equipe do corre.social enxerga a ação no Flores do Campo como uma oportunidade de contribuir para a mobilidade social de pelo menos 500 moradores que esperam cadastrar.
“Essa iniciativa gera oportunidades de emprego que as pessoas não sabiam que teriam, oportunidades de cursos que a gente quer recomendar para elas que têm na cidade, que elas não sabem, muitas vezes têm bolsas, e até benefícios sociais que muitas vezes elas poderiam receber e não recebem, porque não sabem que esse benefício existe”, afirma.
A startup está em contato com outras cidades interessadas em implementar a tecnologia. “Londrina ainda não quis fechar uma contratação nossa, mas tem outras cidades interessadas em fazer essa contratação, porque além disso, as informações servem para criar políticas públicas.”, conclui João Pedro
Como participar
O cadastro é aberto a todas as pessoas da comunidade, desde que possuam um celular com WhatsApp que é utilizado para enviar notificações sobre as oportunidades.
Além disso, lideranças locais, ONGs e instituições interessadas em replicar o mapeamento em suas comunidades podem entrar em contato com o corre.social para agendar uma data pelo instagram @corre.social ou pelo número (43) 99165-1502.
Matéria da estagiária Fernanda Soares sob supervisão.