Proposta ainda não foi oficializada
Na última quinta-feira (14), o Comando Estadual de Greve realizou mais uma reunião com o secretário Aldo Bona, à frente da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), para tratar do plano de carreira docente. Até o momento, o governo não oficializou sua contraproposta.
O presidente do Sindiprol/Aduel, César Bessa, esteve na reunião. A liderança, em entrevista ao programa Aroeira, no último sábado (16), relatou que Bona indicou que a proposta em curso é um plano unificado da Seti com a Casa Civil.
“Essa proposta foi autorizada pelo governador do estado do Paraná e está aguardando apenas o término do trabalho da SEFA (Secretaria de Fazenda), que tem que indicar a fonte de custeio para a referida despesa orçamentária, referente a essa proposta. A proposta de alteração do PCCS ainda não foi encaminhada para a ALEP e ainda há uma expectativa agora muito positiva por parte da Seti e da Casa Civil de que muito provavelmente o governador vai aderir”, disse.
A proposta em questão visa equiparar o salário básico dos docentes com o piso nacional do magistério da educação básica. Ou seja, será de R$4.420,55 para professores da ativa e aposentados com paridade. Além disso, segundo Aldo Bona, o plano prevê um auxílio alimentação no valor de R$634,00 para docentes na ativa, bem como ampliar o Adicional de Titulação (ATT) em 100% para doutores, 60% para mestres e 30% para especialistas.
Ao Comando Estadual, o secretário informou que a SEFA tem previsão para concluir o trabalho ainda nesta semana, permitindo que a proposta seja encaminhada até outubro. A expectativa é de que o piso salarial e o auxílio-alimentação sejam implementados em novembro, já o adicional de titulação será parcelado em três anos, entre 2024 e 2026.
O Sindiprol/Aduel convoca os docentes da UEL para uma nova assembleia, nesta quinta-feira (21), para deliberar sobre tramitação do PCCS docente e a possibilidade da retomada da greve.
Confira a nota-resumo da reunião:
*Matéria da estagiária Victoria Luiza Menegon, sob supervisão.