A pesquisa Data Censo apontou crescimento de 8% nas vendas do dia dos pais pelo comércio de Londrina neste ano em comparação com 2021. O levantamento contrato pela ACIL (Associação Comercial e Industrial de Londrina) e FACIAP (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná) foi divulgada nesta sexta-feira (19). A expectativa dos comerciantes da cidade era de um crescimento de 10%., mas mesmo assim, a média de crescimento do comércio em Londrina foi acima da paranaense que cresceu 6% no mesmo período.
Em Londrina, 42% dos comerciantes entrevistados registraram aumento nas vendas em comparação a 2021. Para 32% dos comerciantes, as vendas foram iguais, enquanto 24% apontaram redução.
A presidente da ACIL, a empresária Marcia Manfrin, comemorou o crescimento acima da média estadual e aponta que a queda na taxa de desemprego e a melhora do índice de inflação ajudaram o comércio local no dia dos pais.
Segundo Márcia Manfrin, os dados da pesquisa ainda revelam um otimismo para as próximas dadas de troca de presentes que serão trabalhadas neste segundo semestre, como Dia das Crianças, Black Friday e o Natal.
Realizada pelo Grupo DataCenso, a pesquisa ouviu 516 comerciantes – nos dias 15, 16 e 17 – de Londrina, Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Maringá, Cascavel e Francisco Beltrão para avaliar o desempenho das vendas no comércio paranaense do Dia dos Pais em 2022. O grau de confiança é de 95%, enquanto a margem de erro fica em 4%.
Fonte: Redação CBN Londrina