Reunião é aberta ao público no auditório da ACIL e contará com apresentação de doutora de urbanismo da UEL
A recuperação das regiões centrais é um desafio de municípios de médio porte e capitais em todo Brasil. Em Londrina, não é diferente. Preocupada com o movimento do comércio na área central, a ACIL (Associação Comercial e Industrial) realiza uma reunião aberta ao público nesta quarta-feira, 31, às 16 horas, no Auditório da entidade.
Com objetivo de colocar novamente nosso centro histórico como palco das práticas culturais e de consumo em Londrina, a professora e pesquisadora Dra. Eloísa Ramos Ribeiro Rodrigues, do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), ministra uma palestra sobre Experiências urbanas de recuperação de áreas centrais
Segundo ela, apesar do movimento mobiliário natural de expansão de outras áreas comerciais, as entidades e agentes públicos devem trabalhar em conjunto a fim de evitar o declínio da região central. O grande desafio, de acordo com a urbanista é recuperar o protagonismo do centro histórico com envolvimento de toda sociedade.
Para a pesquisadora da UEL, o momento é analisar algumas experiências que funcionaram em projetos similares realizados em outras regiões, com soluções de ocupação de espaços públicos. Um exemplo citado pela urbanista foi da capital gaúcha, Porto Alegre.
Eventos culturais e gastronômicos são ações fundamentais para ocupação dos espaços públicos e devem ser debatidos no encontro da ACIL.
A Comissão de Revitalização do Centro promove reuniões quinzenais e conta com a participação de instituições como CEAL, IPPUL, Convention Bureau, Sincoval, UEL, Secovi, Fórum Desenvolve Londrina, Sinduscon, Secretaria Municipal de Cultura, Sebrae, entre outras entidades.
Fonte: CBN Londrina