Campanha deve continuar nesta semana com novas orientações.
A Prefeitura de Londrina está registrando baixa vacinação das atualizações de doses do imunizante bivalente contra a covid-19. Neste sábado (11), dia de mutirão de vacinação para o público acima de 65 anos, o município liberou quase 4 mil vagas, porém, foram aplicadas 2.807 vacinas, sendo 2.557 imunizantes bivalentes e 250 monovalentes (atendendo público de outras idades).
“Fazemos um apelo para que a população se atente a essa novidade e realize o seu agendamento no site da Prefeitura, para tomar a dose neste sábado (11), no mutirão de vacinação, ou durante a semana”, enfatizou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.
Em Londrina, há cerca de 16 mil idosos entre 65 e 69 anos aptos a agendar a vacinação.
O mutirão aconteceu em cinco Unidades Básicas de Saúde (UBSs), das 8h às 18h. São elas: Ouro Branco (sul), Armindo Guazzi (leste), Alvorada (oeste), Parigot (norte), e Guanabara (centro).
De acordo com o sistema de agendamento, várias pessoas que agendaram presença na imunização não foram se vacinar.
A ‘Campanha Nacional de Vacinação contra a Covid-19 de 2023’ iniciou no dia 27 de fevereiro com a vacina bivalente da Pfizer. Foi iniciada para pessoas nos grupos de risco, que têm maior probabilidade de desenvolver formas graves da doença. Fazem parte deste grupo os idosos acima de 65 anos; pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILPIs); pessoas institucionalizadas, maiores de 12 anos, bem como os profissionais que trabalham nestas instituições; pessoas imunossuprimidas maiores de 12 anos; e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas (a partir de 12 anos de idade).
As vacinas bivalentes protegem contra o vírus original e as novas cepas, incluindo a ômicron e suas subvariantes, que são as que mais têm infectado a população ultimamente. O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, explicou que toda a população maior de 12 anos vai receber a vacina bivalente, entretanto, o início da vacinação começou de forma escalonada.
Novas mortes pela covid-19
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou o novo boletim sobre a situação da pandemia em Londrina. Os dados confirmam mais quatro vítimas fatais da doença e 335 novos positivados na semana — média de 48 casos por dia. Destes, 193 estão ativos.
Em comparação com fevereiro, o número de vítimas desta semana já é maior que todo o mês passado, quando o município contabilizou apenas duas mortes causadas pela doença.
Desde o início da pandemia, 2.680 pessoas perderam a vida, e 161.924 foram infectados.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a imunização é a principal forma de interromper a disseminação do vírus.
Fonte: Tem Londrina