Cerca de 465 brigadistas já participaram deste novo módulo, que busca qualificar a comunidade escolar para agir de forma preventiva
A Secretaria de Educação de Londrina informa que o curso de Brigada Escolar, que forma brigadistas para todas as unidades escolares da rede municipal, passou a incluir um novo módulo voltado à segurança.
Desde agosto, cerca de 465 brigadistas participaram do módulo de segurança nas escolas e a previsão é de que, até o final do ano, mais de 500 cursistas passem por essa formação. Aqueles que realizaram o curso antes do módulo ser incorporado já foram chamados para a certificação.
No módulo de segurança, são abordados estratégias e protocolos que envolvem, por exemplo, o horário de entrada e saída e o recebimento de pessoas nas unidades.
O curso de Brigada Escolar é ofertado desde 2019 para as 179 unidades escolares da rede municipal, a fim de formar brigadistas com conhecimentos sobre a prevenção e combate a incêndio, condutas adequadas de abandono de área, ações preventivas para segurança escolar e atendimento de primeiros socorros. Hoje, cada escola e Centro de Educação Infantil, municipal ou conveniado, possui uma equipe de brigadistas, respeitando a capacidade e porte da unidade, e um kit de primeiros socorros.
As próximas turmas serão realizadas em outubro. Na segunda (2) e terça-feira (3), as atividades envolvem os temas de primeiros socorros e combate a incêndio, assim como nos dias 16 e 17. O módulo de segurança nas escolas está previsto para quarta (25) e no dia 8 de novembro.
A formação dos brigadistas é ministrada pelos servidores Edivaldo Mariane de Andrade, que é bombeiro civil e atua na Secretaria de Educação e a médica do trabalho Fernanda Roque Martins Honorato, da Diretoria de Segurança Ocupacional. O curso tem coordenação da servidora Cláudia Elizabete Gonçalves, responsável pela elaboração e implementação da formação na rede municipal.
Com informações do N.Com.
Fonte: Paiquerê FM News