De hoje sexta-feira (6) até o próximo domingo (8 de outubro) será realizado em Curitiba o VI Encontro Regional de Educação de Jovens e Adultos da Região Sul (Ereja-Sul), que reunirá educadores e estudantes da EJA do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.
O Fórum de EJA da Região de Londrina será representar por uma delegação de 12 membros, incluindo 5 estudantes (2 do CEEBJA de Londrina e 3 do CEEBJA Herbert de Souza), além de professores e da vereadora Lenir de Assis (PT).
O principal objetivo do encontro é a discussão de políticas públicas voltadas para a EJA, as quais serão levadas ao âmbito nacional, durante o Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos, que acontecerá no ano que vem, e posteriormente discutidas com o Ministério da Educação.
Segundo o Professor Ivonir Ayres, membro do Fórum Paranaense de Educação de Jovens e Adultos, a delegação de Londrina traz consigo propostas que visam a construção de uma educação de jovens e adultos que atenda de forma eficaz às necessidades dos trabalhadores e estudantes. “A maioria daqueles que frequentam as escolas da EJA são trabalhadores e que precisam ter uma oferta de organização que atenda às suas especificidades. Não é o caso da oferta atual. A atual oferta da EJA não é aquela que defendemos. Nós defendemos uma oferta que realmente garanta a presença e a permanência desse trabalhador e estudante nas escolas da EJA”, disse.
O professor também enfatizou a importância de uma abordagem metodológica presencial na EJA, com a expansão da oferta, a contratação e capacitação de professores especializados para lidar com a diversidade de estudantes presentes nesta modalidade de ensino.
“Nós trabalhamos com uma diversidade muito grande de sujeitos. Temos lá, na mesma sala de aula, senhores já com uma certa idade, jovens, adultos, inclusive adolescentes. Nós precisamos trabalhar com essa diversidade e é nesse sentido que nós estamos, então, caminhando para este encontro para levar essas proposições e debater amplamente políticas públicas para a EJA”, finalizou.
Para viabiliza o transporte, a delegação está arrecadando recursos através do PIX 43 99903 9683, em nome de Kyamani Moreno de Sousa. As despesas de alojamento serão custeadas pela APP-Sindicato.
*Matéria da estagiária Victoria Luiza Menegon, sob supervisão.