Após protestos devido à interrupção do transporte escolar para as crianças do Eli Vive, moradores do assentamento estiveram na Prefeitura de Londrina na tarde desta quinta-feira (27). Eles foram recebidos pelo vice-prefeito Júnior Santos Rosa e pelo secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Gilmar Domingues Pereira.
Os representantes dos moradores alegaram que o trecho mais prejudicado necessita de reparos emergenciais, como patrolamento. Para viabilizar a continuidade do transporte escolar em todos os pontos do assentamento, a Prefeitura de Londrina realizará um mutirão de reparo nas estradas neste sábado (29) e domingo (30). Além de maquinário e equipe própria da pasta, também serão utilizados equipamentos da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação (SMOP), conforme anunciado pelo secretário municipal de Agricultura e Abastecimento.
Quanto às demais estradas internas do Eli Vive, a Prefeitura de Londrina firmou contrato com a empresa Proato Engenharia para a elaboração de projetos executivos, contemplando terraplanagem, topografia, drenagem, revestimento primário e outros serviços. O prazo para execução dos projetos é de 150 dias, com investimento de R$ 220 mil. Gilmar reforçou que o contrato já foi assinado e, em breve, será emitida a ordem de serviço.
Ao final da reunião, o vice-prefeito e o secretário assinaram um ofício com todas as demandas apresentadas pelos moradores do assentamento. O encontro contou também com a presença da vereadora Paula Vicente.
No início de fevereiro, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento incluiu as estradas do Eli Vive como prioridade no plano emergencial de recuperação definido pela Prefeitura. O município obteve uma autorização especial do Instituto Água e Terra (IAT) para explorar, por 180 dias, as cascalheiras já mapeadas na zona rural, mas o problema ainda não foi resolvido.
Fonte: CBN Londrina