O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, foi bem receptivo ao pedido para implantação no Hospital Universitário de Londrina do Laboratório de Simulação Ultrassonográfica no Atendimento Médico de Urgência e Emergência para o curso de Medicina. “Protocolei oficialmente hoje e entreguei pessoalmente o Plano de Trabalho elaborado pela direção do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UEL. Na próxima semana vou conversar pessoalmente sobre a proposta que permitirá ampliar a capacitação de alunos de graduação, residentes, médicos e outros profissionais do HU e de toda rede pública e particular de saúde do Norte do Paraná”, declarou o médico e deputado estadual Tercilio Turini, presidente da Comissão de Saúde Pública da Assembleia Legislativa.
A pedido da professora Andréa Name Colado Simão (diretora do CCS) e outras lideranças da área de saúde da UEL, o deputado Turini vai trabalhar pela instalação do novo Laboratório para criar um programa contínuo de treinamento em diagnóstico com equipamento de ultrassom, nas unidades de pronto-socorro. “É uma inovação que certamente ampliará as habilidades nos exames de ultrassonografia, com mais segurança e rapidez nas avaliações clínicas, contribuindo para evitar procedimentos desnecessários – inclusive cirurgias”, argumenta o deputado Tercilio Turini no ofício ao secretário Beto Preto.
O documento reforça ainda que o aprimoramento de profissionais da rede de saúde pode resultar diretamente na redução dos custos hospitalares, com diminuição do número de cirurgias, consumo de medicamentos e otimização na ocupação de leitos. “Além da capacitação para quem atua na saúde, o maior beneficiado será o paciente – com menor tempo de permanência no hospital, menos risco de infecção e retorno mais rápido às suas atividades diárias. O Laboratório trará um ganho importante para o atendimento à população de Londrina e toda região”, ressalta Tercilio Turini.
A Laboratório de Simulação Ultrassonográfica confirma como o uso da tecnologia vem proporcionando avanços na medicina e demais especialidades da saúde e, o que é mais importante, garantindo a preservação de vidas com as novas técnicas de diagnósticos, tratamentos, procedimentos mais seguros e de alta resolutividade. “Vemos já há alguns anos a Inteligência Artificial cada vez mais presente na atuação de médicos e outros profissionais de saúde, assegurando eficiência e eficácia nos cuidados aos pacientes e inclusive racionalizando custos em hospitais, unidades de pronto atendimento e clínicas”, aponta o ofício entregue pelo deputado Turini juntamente com a deputada estadual Márcia Huçulak ao secretário Beto Preto e ao diretor geral da Secretaria de Saúde, Cesar Neves.
Fonte – Assessoria Parlamentar