Programação do evento inclui apresentações musicais, atividade física, prestação de serviço, recreação para as crianças, praça de alimentação, artesanato, atividades formativas, entre outras ações
Neste sábado (23), das 9h às 17h, Londrina celebra o Dia Mundial sem Carro, data internacional que carrega o propósito de estimular reflexões sobre o uso excessivo de automóveis. O evento será realizado na avenida Higienópolis, na área central da cidade, com uma série de atrações gratuitas para adultos e crianças.
Durante a oportunidade, a via estará interditada entre as ruas Sergipe e Alagoas, nos dois sentidos de circulação. Os serviços oferecidos estarão distribuídos ao longo de sete quadras, onde diversas secretarias municipais e cerca de 80 parceiros atenderão o público.
Segundo Carlos Eduardo Ribeiro, gerente de comunicação da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), organizadora do evento, o intuito da ocasião é mostrar para as pessoas que a vida não precisa ser tão motorizada. “Londrina é linda e o nosso propósito é convidar o cidadão a curtir a cidade a pé, com tranquilidade e atenção aos detalhes da paisagem urbana. Temos certeza de que será uma grande festa, com atrativos para toda a família”, garantiu.
Atrações – No quarteirão entre as ruas Sergipe e Tupi, os amantes do esporte poderão aproveitar pistas de skate, patinação e pedalada. Às 10h, haverá demonstração de manobras com a atleta mirim Rafaela da Mata Reis, mais conhecida como Rafinha, vencedora na categoria estreante e iniciante do Campeonato Brasileiro de Patinação Roller Freestyle 2023.
O espaço receberá também o evento de urbanismo Higienópolis Aberta, cujo objetivo é promover a apropriação do espaço público na área central. Entre as atividades oferecidas na ação está um passeio ciclístico de 30 km pelos pontos turísticos do município, com concentração às 7h e largada às 8h.
Entre as ruas Tupi e Pio XII, a população encontrará corte de cabelo, esmaltagem de unhas, design de sobrancelhas, retoque de maquiagem, trenzinho, distribuição de pipoca e algodão doce para as crianças.
No local será erguido o palco musical do evento, onde o início das apresentações será precedido, às 9h, de abertura ecumênica com representantes de diversas religiões. Após o culto, a partir das 10h, seis bandas vão agitar o público com shows de música popular brasileira (MPB), pop, soul, choro, rock e groove-jazz.
Na quadra seguinte, entre as ruas Pio XII e Piauí, as forças de segurança farão demonstrações dos serviços que cada corporação desenvolve, com destaque para a exibição de um simulador de capotamento, a realização de testes de bafômetro e a presença de cães utilizados nas atividades de patrulhamento.
O espaço contará ainda com distribuição de rações e quitutes pet, feira de adoção, teste de pressão e glicemia para animais, distribuição de vouchers de vacinação, entre outros brindes.
O trecho formado pelas ruas Piauí e Pará ficou reservado para recreação, serviços ambientais e testes de saúde. Quem passar por lá poderá se divertir com basquete, badminton, perna de pau e slackline, e terá a chance, ainda, de passar por avaliação bucal, conferir uma oficina de compostagem doméstica e fazer o descarte de lixo eletrônico.
Na área também será montado o palco secundário do evento, que entre as 9h30 e as 16h terá aula de alongamento e kangoo jump, mais apresentações culturais.
Da rua Pará até a Goiás, a população terá disponível emissão da credencial de estacionamento exclusivo para idosos, confecção do cartão transporte para pessoas acima dos 65 anos, além de serviços prestados pelas secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Cultura, Agricultura, Ambiente, do Idoso, dentre outras. Os visitantes também terão a chance de conhecer os projetos de extensão desenvolvidos por universidades locais.
O perímetro compreendido entre as ruas Goiás e Espírito Santo foi reservado para a feira do evento, que contará com praça de alimentação e barracas de comércio com itens de higiene pessoal, roupas usadas, bijuteria, decoração, artesanato, brinquedos, moda pet e infantil. Já no quarteirão entre as ruas Espírito Santo e Alagoas a atração principal é uma exposição de ônibus de viagem e do transporte coletivo.
Evento – O Dia Mundial Sem Carro surgiu na França, no finca de década de 1990, como reação aos problemas causados pela grande dependência dos veículos nas cidades mundo afora. A data é celebrada em 22 de setembro, mas em Londrina as comemorações vão acontecer no dia 23, um sábado, de forma a contemplar as pessoas que não poderiam comparecer na sexta-feira.
A iniciativa tem como objetivo o desenvolvimento de ações e eventos capazes de promover a mobilidade sustentável e a conscientização sobre os impactos negativos dos carros na vida moderna, devolvendo aos pedestres espaços e vias tradicionalmente ocupados por congestionamentos.
Fonte: Blog.Londrina