Como já vimos anteriormente, o banho sempre fez parte de todas as culturas e o estímulo ou a proibição de sua prática tem variado ao longo do tempo, quer seja por questões relativas à saúde ou por motivos religiosos. No entanto, sabemos hoje que o banho diário ajuda o organismo a se manter saudável e equilibrado, eliminando impurezas, inclusive, as causadas pela poluição e pelo suor. Além disso, todos nós queremos manter uma aparência positiva para nós mesmos, nossos familiares e colegas de escola e trabalho.
Tomar banho todos os dias é um hábito que deve ser praticado em todas as faixas etárias, já que a falta de higiene é prejudicial à saúde por favorecer o aparecimento de micoses e outras doenças causadas por bactérias e vírus. Outra coisa bastante importante é que a deposição na pele de substâncias presentes na poluição ambiental somada a impregnação da oleosidade e dos restos de descamação natural da pele podem agravar o envelhecimento cutâneo. A rotina de limpar o corpo com o banho diário com água fria e morna não compromete a camada de sebo que ajuda na hidratação da pele.
A definição da quantidade de banhos por dia deve levar em conta questões ambientais (temperatura, umidade, clima), o tipo de atividades praticadas em cada período e o acesso à água, entre outros fatores. A temperatura da água deve estar entre fria e morna, devendo ser evitado o uso de água quente que leva ao ressecamento da pele e dos cabelos. A água fria, por sua vez, ajuda a aumentar os níveis de alerta e a liberação de endorfina, além de serem mais econômicos, pelo menor gasto de eletricidade.
Nos dias muito frios sabemos ser muito difícil entrar embaixo do chuveiro, porém sair é ainda pior. Não se deixe levar pela comodidade. Tanto no inverno curitibano, quanto no calor de Londrina o banho deve durar entre cinco e dez minutos.
O uso de produtos de limpeza corporal como sabões e sabonetes é indicado, independente se for barra, liquido ou gel. O importante é atentar para o pH que deve ser próximo a 5, que é o pH natural. Eles facilitam a retirada de impurezas e mantêm a integridade da pele. Não se recomenda o uso rotineiro e indiscriminado de sabonetes antissépticos em todo o corpo, pois, geralmente, têm um pH alcalino (alto), o que danifica a integridade da barreira natural da pele.
Cuidado com as propagandas! Você pode estar gastando mais e errado por achar que determinada marca protege o bebê ou a outra possui um quarto de creme. O uso excessivo de produtos de limpeza deve ser evitado e quando aplicados, devem ser usados predominantemente nas mãos, pés e regiões de dobras (axilas, mãos, pés, pescoço, entre glúteos, perianal e genitais). Também não se recomenda esfregar demais a pele com buchas ou esponjas.
Se utilizar cremes condicionadores no cabelo durante o banho, lembre-se de retirar o excesso que se depositar sobre a face e o dorso a fim de evitar o aparecimento de acne por oclusão nessas regiões.
Para completar a sua rotina de higiene o uso de hidratantes após o banho deve ser feito, se possível, dentro do box com o corpo ainda úmido para facilitar a penetração do creme da pele. Prefira toalhas macias e faça movimentos leves ao se enxugar, evitando movimentos bruscos que possam danificar a pele.
Resumindo o banho dever ser realizado uma vez por dia, rápido, com água o mais fria possível e com pouco sabonete. Simples assim!
Bom banho!
Texto: Dermatologista Dra. Lígia Márcia Martin