O objetivo é permitir que o Estado pague aos cidadãos que fornecerem informações úteis à polícia para a prevenção, repressão ou solução de crimes
O Secretário Estadual de Segurança Pública, Coronel Hudson Leôncio Teixeira, que esteve em Londrina, nesta quarta-feira (14), deu detalhes sobre um projeto de lei que pretende instituir o Programa Estadual de Pagamento e Recompensas. O objetivo desse projeto é permitir que o Estado pague aos cidadãos que fornecerem informações úteis à polícia para a prevenção, repressão ou solução de crimes.
De acordo com o secretário, a intenção é dar às autoridades responsáveis pela segurança pública uma nova ferramenta de combate à criminalidade incentivando a participação da população no compartilhamento de informações úteis para investigações.
Sobre o pagamento da recompensa, o dinheiro será disponibilizado pelo Governo do Estado, o secretário ressalta ainda que o projeto prevê que as informações passíveis de pagamento pelo Estado devem ser recebidas exclusivamente pelo Centro Integrado de Denúncias 181 (Cide). O canal garante o sigilo da identidade de quem fornece a informação e também assegura que os dados serão encaminhados corretamente às investigações policiais.
A proposta define que um dado será considerado útil somente quando for essencial para frear, impedir ou solucionar um crime. A recompensa poderá ser paga também para denunciantes que auxiliarem a localização de criminosos em flagrante ou em casos de vítimas que estão desaparecidas ou sequestradas, por exemplo.
Fonte: CBN Londrina