O dia de decidir o futuro de Londrina começou de forma tranquila neste domingo (6). A eleição em vários locais de votação está com fila rápida e sem transtornos.
Na escola municipal Suely Idehira, na zona leste, o aposentado Francisco Oliveira decidiu ir logo nas primeiras horas do dia votar.
“É bom ir cedo que já fica livre o restante do livre, dá para ir na igreja, fazer almoço sem pressa. É exercer o direito de cidadão e para o bem da nossa cidade que tanto amamos”, afirmou.
No centro
O estagiário e estudante de pós-graduação em Direito Mario Lobo, 24, chegou às 7h50 para votar no Colégio Mãe de Deus (região central) e esperar respeito nas eleições. “Espero que as eleições sejam tranquilas e, como diz o pessoal do Tribunal Superior Eleitoral, hoje é o dia da festa da democracia”, ressaltou.
A aposentada Neide Barreiro, 74, que não é obrigada a votar por causa da idade, disse que chegou cedo para fugir do sol e falou da importância do voto. “É uma ótima oportunidade para contribuir para a nossa Londrina, pois quero ver a cidade bem”, afirmou.
Moradora de região central, Fátima Carneiro, 62, chegou 5 minutos antes de os portões abrirem. “Voto em todas as eleições, justamente para tentar manter a democracia viva”, afirmou.
A votação do primeiro turno das eleições municipais vai até as 17h. Para votar é necessário levar um documento com foto e, de preferência, o título de eleitor, seja impresso no aplicativo. Os londrinenses vão escolher, além do prefeito, 19 vereadores.
Londrina é o segundo maior colégio eleitoral do Paraná, com 399.736 eleitores aptos a votar. Se nenhum candidato a prefeito atingir 50% dos votos válidos mais um, o município terá segundo turno, marcado para o dia 27 de outubro. A previsão é que o resultado seja divulgado duas horas após o fechamento das urnas.
Para o Legislativo, 337 candidatos (do total de 345, oito foram considerados inaptos pela Justiça Eleitoral) concorrem a uma das 19 cadeiras.
Fonte: Portal Bonde