Cidade tem uma tradição histórica de direita, mas alguns acreditam que o resultado irá supreender
Há dois dias das eleições, Londrina está mais decorada do que nunca. Por todos os cantos da cidade é possível ver faixas, blusas, toalhas, tendas e santinhos jogados pelo chão. Para atravessar o calçadão os pedestres passam por, no mínimo, 5 tendas. Nessa fase final das campanhas eleitorais, a movimentação nas ruas e online é intensa e a população está mais dividida do que nunca.
Segundo pesquisa PoderData, os eleitores de Lula (PT) e Bolsonaro (PL), líderes nas intenções de voto, são os mais confiantes da história, 85% de quem vota no Lula têm certeza de vitória e 89% dos bolsonaristas possuem a mesma certeza em relação ao atual presidente.
Em Londrina, andando pelo calçadão, é possível encontrar algumas pessoas que acreditam que a votação já está praticamente decidida, enquanto outros estão indecisos. Gabriel Silva é um dos que acreditam que a eleição já está decidida. Ele se envolveu com a campanha do candidato a deputado estadual Renato Freitas (PT) e o ex-presidente Lula e avalia que, por mais que a cidade tenha uma tradição histórica de direita, o resultado das votações de domingo será positivo para a esquerda. “A gente não vai ver o que vimos na última eleição. Eu tô bem esperançoso. Como não tinha há tanto tempo esperança” continuou.
Já Helena Oliveira, de 73 anos, acredita que terão muitos votos nulos e em branco, justificando ao Portal Verdade que faltam mais opções de candidatos ao Planalto e não sabe ainda se irá votar no domingo. A dona de casa está na torcida para Lula. “O Bolsonaro na pandemia em vez de ajudar, ele complicou. Se eu for votar vai ser no Lula porque eu penso que ele é mais sincero” afirmou Helena.
Ao contrário dos entrevistados anteriores, Mário Guerra acredita que Bolsonaro é a melhor escolha e revelou ao Portal Verdade o que mais espera se o atual presidente for reeleito: “A covid atingiu muito os empregos, né? Eu creio que o presidente que se eleger terá que bater em cima disso: emprego para o povo!”.
É importante ressaltar que o título de eleitor não é obrigatório para votar. É necessário apresentar um documento oficial com foto (digital ou não) e saber sua zona eleitoral. Os documentos aceitos são o RG, a carteira de motorista (CNH), o passaporte, a carteira de trabalho, o certificado de reservista ou a identidade funcional de entidade de classe. Para facilitar, utilize o aplicativo e-Título e leve uma colinha com seus candidatos. Dentro do aplicativo também é possível justificar caso esteja fora da sua cidade eleitoral.
Matéria da estagiária Raquel Cassitas, sob supervisão.