Neste sábado, 10, em celebração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, o Coletivo Plenária de Mulheres Negras do Norte do Paraná organiza a “Roda de Conversa das Pretas”. O evento acontece a partir das 13h na sede da Secretaria Municipal de Cultura.
A atividade busca discutir as relações entre pertencimento étnico-racial, identidade, representatividade em espaços de poder com o intuito de valorizar a estética negra e a diversidade cultural. Entre as atividades programadas está a oficina “A Estética da Mulher Negra”, com a trancista Ana Paula Santos.
Beatriz Batista, socióloga e mediadora do evento, explica que a roda de conversa é um espaço essencial para troca de vivências entre mulheres negras.
“Criamos esse momento para que elas possam compartilhar experiências, dores e conquistas. É uma oportunidade para entender as origens das angústias que nos atravessam, ligadas à lógica racista que ainda impera no Brasil,” afirma Beatriz.
Segundo a socióloga, o evento é uma oportunidade para encontrar um ambiente de acolhimento, onde diferentes experiências e lutas serão respeitadas e valorizadas.
“Estar nessa roda de conversa nos permite dividir dores que muitas vezes não têm espaço para serem ouvidas em outros lugares,” ressalta.
Também está previsto o oferecimento de um café coletivo durante o encontro. A inscrição é gratuita e pode ser realizada aqui.
Serviço
Roda de Conversa das Pretas
Data: 10/08
Horário: A partir das 13h
Local: Secretaria Municipal de Cultura – Rua Maestro Egydio do Amaral – Praça Primeiro de Maio, 110, Londrina.
Inscrições: Gratuitas. Clique aqui para se inscrever.
Matéria da estagiária Joyce Keli dos Santos sob supervisão.