O prazo foi garantido pelo secretário de Defesa Social, que confirmou a aquisição de 24 equipamentos e 290 capas para acomodá-los nas fardas.
Duas semanas. Esse é o tempo que a Secretaria Municipal de Defesa Social precisa para concluir a aquisição de 24 câmeras que, posteriormente, serão acopladas nos uniformes dos guardas municipais em Londrina. No decorrer deste período, o poder público pretende emitir o empenho necessário para a compra dos equipamentos, além das 290 capas necessárias para a fixação das câmeras nas fardas dos agentes. O investimento gira em torno dos R$ 400 mil. Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (31), o secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, explicou que, antes de decidir pela compra, foi preciso testar a utilização das capas nas fardas e definir medidas para atender todos os guardas.
A medida atende a uma recomendação do Ministério Público (MP), que, em novembro do ano passado, pediu pela utilização dos equipamentos para a contenção de casos de violência e de abuso de autoridade por parte dos agentes. Nos últimos dois anos, 11 denúncias contra os guardas foram investigadas. O secretário destacou que a utilização dos equipamentos também vai ajudar a produzir provas em favor dos guardas caso eles sejam acusados injustamente.
Cada câmera terá capacidade de gravação de até seis horas. As imagens serão transmitidas em tempo real para a central da corporação, que já conta com um sistema para monitorar o que é captado por câmeras instaladas nas ruas e em prédios públicos. Os equipamentos devem começar a ser utilizados em quinze dias.
Fonte: Redação CBN Londrina