O futuro ministro da Fazenda do governo Lula, Fernando Haddad, anunciou nesta sexta-feita os nomes de duas mulheres para as presidências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.
“Rita Serramo é uma funcionária da Caixa há 33 anos, vai assumir em 1º de janeiro. No BB, pela primeira vez, teremos uma mulher à frente do banco, a Tarciana Medeiros, que tem 22 anos de casa”, disse Haddad a jornalistas no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).
Haddad disse ainda que ambas conversaram muto com ele e com o presidente Lula e “estão alinhadas com o plano de governo, sabem dos desafios que estão colocados em relação ao sistema de crédito no Brasil, e é uma agenda muito desafiadora”.
“Vamos trabalhar conjuntamente com as equipes que vão ser formadas pelas duas presidentas, para que a gente coloque o mais rapidamente possível à disposição da população aquilo que foi compromisso de campanha, sobretudo no que diz respeito ao crédito”, finalizou.
Havia a expectativa ainda que o presidente diplomado Lula anunciasse hoje o senador Jean Paul Prates (PT-RN) para a presidência da Petrobras. Mas Haddad não falou sobre a petroleira.
Posteriormente, Lula também publicou o anúncio em suas redes sociais.
Tarciana Medeiros e Rita Serrano
Tarciana atuava desde 2019 na diretoria de clientes e na gerência executiva de ciclos de relacionamento com clientes do BB. Anteriormente, era superintendente executiva no BB Seguridade, onde ficou de 2018 e 2019. De 2015 a 2018, ocupava o cargo de superintendente.
Já Rita Serrano, na Caixa desde 1989, atuava desde 2014 como conselheira eleita pelos empregados do conselho de administração da Caixa. Em seu site pessoal, Serrano se descreve como tendo longa trajetória no movimento sindical e social.
Presidiu o Sindicato dos Bancários do ABC entre 2006 e 2012, e coordena desde 2015 o Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas. Também é diretora na Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal).
Fonte: CNN Brasil