O HU (Hospital Universitário) vai inaugurar nesta sexta-feira (26/05), o tomógrafo adquirido com recursos destinados pelo Sindicato de Londrina no âmbito de ação movida judicial contra o Santander. A ação civil coletiva foi ajuizada pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) junto à 6ª Vara da Justiça do Trabalho. O banco foi condenado a pagar multa de R$ 2 milhões por manter funcionários trabalhando com o registro de ponto batido, ou seja, sem computar as horas extras, conforme denúncia apresentada pelo Sindicato de Londrina em 2008 ao MPT, que atuou como litisconsorte da ação contra o banco.
O equipamento permite a realização de exames de tomografia computadorizada com menos doses de radiação e imagens detalhadas dos mais variados tecidos humanos.
Segundo o secretário de Assunto Jurídicos do Sindicato de Londrina, Leonardo Rentz, o dinheiro da multa paga pelo banco foi destinado ao HU por meio de um programa do Ministério Público do Trabalho. “Este equipamento vai ser muito importante para o HU, que é referência no atendimento ao SUS (Sistema Único de Saúde) em nossa região, e auxiliar no diagnóstico de lesões provocadas por doenças graves nos pacientes”, explica Leonardo.
Fonte: Bancários de Londrina