Advogado conta que seus textos vão buscar retratar a complexidade do cotidiano sem perder a fantasia
2023 começou com novidades no Portal Verdade. Na equipe de colunistas, um novo integrante: João Locco, mais conhecido pelo apelido João dos Santos Gomes Filho. Corintiano, cogitou dar o nome do time a sua coluna, mas em constante busca pela pluralidade nos diálogos mudou de ideia. “Talvez Canto do Locco seja legal e não afaste leitores que não tenham a grandeza de ser corintiano”, sugeri.
O convite para compor o grupo partiu da jornalista e editora-chefe do Portal Verdade, Elsa Caldeira. Para ela, contar com João como colunista é uma honra. “Ele é espetacular, tem texto refinado e ao mesmo crítico, afiado, com uma sutileza que toca a alma da gente, sempre nos ensinando algo que vai além do cotidiano”, avalia.
A periodicidade dos textos será quinzenal e irão abordar fenômenos, personagens e cenas do dia a dia. “O cotidiano me fascina. Tenho uma fortíssima visão gauche e ela me guia pelos encontros e desencontros da vida”, afirma.
Mas engana-se quem pensa que apenas amenidades irão estampar as produções do autor, afinal como já indicou o sociólogo alemão Max Weber, a realidade é infinitamente mais complexa do que poderíamos prever, e João concorda: “tenho um interesse extraordinário em conhecer mais a alma e menos a calma. E o que é motiva é saber que tem gente pedindo golpe militar cantando Geraldo Vandré. Este é um dos mistérios da vida”.
O escritor compartilha que tem a expectativa de ser bem recebido pelos leitores e garante que procurará provocar a imaginação e fantasias de cada um. “Sobre os textos, eles serão eu no papel. Meu multiverso particular, para onde vou em busca de emoção”, indica.
Ele nos convida para uma travessia coletiva, que embora sem destino certo, tem como propósito nos levar a conhecer mais dos outros e, então, de nós mesmos. “E o que me levou a escrever foi a incapacidade dos outros em ser. Hoje as pessoas querem ter. Eu sempre vou buscar ser”, aposta.
Franciele Rodrigues
Jornalista e cientista social. Atualmente, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem desenvolvido pesquisas sobre gênero, religião e pensamento decolonial. É uma das criadoras do "O que elas pensam?", um podcast sobre política na perspectiva de mulheres.