A justiça eleitoral publicou um simulador na internet onde o eleitor pode simular uma votação real, a cola também ajuda
No dia 2 de outubro, mais de 156 milhões de brasileiras e de brasileiros – 600 mil destes residentes no exterior – se dirigirão a uma das mais de 496 mil seções eleitorais espalhadas por todos os municípios do país e em representações diplomáticas em outras nações para escolher os governantes e os legisladores que conduzirão o Brasil pelos próximos anos.
Veja como votar no dia 2 de outubro:
Os eleitores terão um tempo extra para conferir o voto na urna eletrônica no pleito de outubro deste ano. Pela primeira vez, a urna eletrônica liberará a confirmação do voto (no botão verde “confirma”) após 1 segundo do preenchimento completo dos números dos candidatos para cada cargo.“A cada uma das cinco confirmações de voto, a urna emitirá um som breve.
Ao fim, depois da escolha do candidato a presidente, o aparelho emitirá o clássico som, mas por um período mais longo”, explicou, em comunicado, o tribunal. O objetivo da medida é estimular a conferência do voto e impedir que o eleitor confirme sem querer.
A justiça eleitoral publicou um simulador na internet onde o eleitor pode simular uma votação real: Clique aqui para acessar o simulador.
O primeiro voto a ser dado na urna é para deputado federal, com quatro dígitos. Em seguida, o eleitor deve escolher o candidato a deputado estadual, ou distrital, no caso dos eleitores do Distrito Federal, com cinco dígitos. Depois, deve votar para senador, com três dígitos, e, então, para governador, dois dígitos. O último voto será para presidente da República, também com dois dígitos.
Importante: O eleitor pode levar o celular até o mesário, principalmente se for utilizar o e-título. Somente é proibido levar o aparelho até a urna eletrônica. O eleitor também pode levar até a urna uma cola com os números dos candidatos.
Com informações da Justiça Eleitoral.
Fonte: Redação Paiquerê