O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) determinou, na última quinta-feira (3), a prisão de Fernando Ferreira das Neves, ex-guarda municipal de Londrina condenado a 18 anos de prisão pelo homicídio de Matheus Evangelista, de 18 anos, ocorrido em março de 2018. A decisão, assinada pelo desembargador substituto Benjamim Acácio de Moura e Costa, atendeu a um pedido do advogado e assistente de acusação, Mário Barbosa, com base em novo entendimento do STF.
O caso havia sido julgado pelo Tribunal do Júri em 2021, mas o réu recorria em liberdade até agora. O crime, ocorrido na Zona Norte da cidade, chocou a população.
A mudança ocorre após o STF estabelecer que condenações pelo Júri devem ser cumpridas imediatamente, sem necessidade de esgotar todos os recursos. “Com a mudança do entendimento da Suprema Corte, conseguimos que o desembargador determinasse o cumprimento imediato da pena”, celebrou o advogado da família.
A defesa do ex-GM contesta a aplicação retroativa da nova jurisprudência e afirma que apresentará um pedido de habeas corpus. Mesmo assim, Fernando deverá se entregar.
Com a decisão, o condenado deverá imediatamente cumprir a pena no sistema prisional do Paraná.
Fonte: Tem Londrina