Seminário reune especialistas e estudantes para discutir os desafios das juventudes no século XXI, com foco na diversidade e inclusão social
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) recebe entre esta terça e quinta-feira (dias 20 e 22 de agosto) o III Seminário Temático do Práxis Itinerante: Diversidades, Pluralidades e Perspectivas em Debate e o I Simpósio Internacional Práxis Itinerante: Juventudes e Diversidades. Organizado pelo projeto de extensão vinculado ao departamento de Ciências Sociais, Práxis Itinerante, o Seminário ocorre forma hibrida, ou seja, com atividades presenciais e remotas que poderão ser acompanhadas pelo canal do projeto no YouTube (disponível aqui).
O evento visa promover debates sobre as diferentes formas de resistência juvenil e as desigualdades aprofundadas com as crises socioeconômicas. O Seminário contará com diversas mesas redondas, oficinas e grupos de trabalho (saiba mais).
Abrindo a programação, nesta terça-feira (20), a partir das 19h15 no Anfiteatro Maior do CLCH (Centro de Letras e Ciências Humanas), ocorre a mesa: “Juventudes, sociabilidades e resistências no século XXI”. A atividade conta com a participação do professor Kaique Cardoso, da UBI (Universidade da Beira Interior – Portugal) e do também docente, José Francisco dos Santos, da UFOB (Universidade Federal do Oeste da Bahia).
Aqueles que não puderem comparecer, terão a oportunidade de acompanhar a transmissão do debate no canal do projeto – YouTube.
Diálogo e conscientização
Para Kaique Cardoso, uma das principais contribuições do Seminário é a construção de um diálogo, além da conscientização a respeito das desigualdades. Ele ressalta que o evento busca criar um espaço, onde diferentes vozes possam ser ouvidas e valorizadas, contribuindo para a formação não apenas de uma universidade, mas de uma sociedade mais plural e inclusiva.
Cardoso destaca, ainda, a importância da participação da comunidade no evento. “A temática se torna pertinente ao enxergarmos que devemos constantemente lutar para a construção de um ambiente social e acadêmico plural, além do fato de que devemos garantir esta existência da diversidade, tão desejada e falada por todos os lados”, afirma.
Participação
O evento contará com 11 sessões temáticas. Assuntos como migração, gênero, sexualidade, defesa da educação pública e diversidade serão discutidos. Confira a programação na íntegra .
“O público está mais do que convidado para participar dos GTs [grupos de trabalho], das sessões de abertura, mesas redondas e oficinas que serão disponibilizadas ao longo de todo o evento. Vale mesmo a pena conferir a nossa programação e se juntar, para fazer parte e somar esforços nesta promoção das diversidades de juventudes”, convida Cardoso.
A realização do III Seminário Temático e do I Simpósio Internacional Práxis Itinerante é uma iniciativa do projeto Práxis Itinerante, com o apoio do edital PROEX nº 063/2024, da Universidade Estadual de Londrina, da Fundação Araucária e do governo do estado do Paraná.
Serviço:
Evento: III Seminário Temático do Práxis Itinerante & I Simpósio Internacional Práxis Itinerante: Juventudes e Diversidades
Data: 20, 21 e 22 de agosto
Local: CLCH, Universidade Estadual de Londrina (UEL) e com transmissão online
Matéria da estagiário Jader Vinicius Cruz sob supervisão.