A Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM) de Londrina aderiu à Campanha de Carnaval 2025 “Se Toca! Não é Não. Assédio Não é Folia!”, promovida pelo Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi). O objetivo é sensibilizar a população sobre práticas abusivas e machistas durante o Carnaval, além de facilitar denúncias de assédio, importunação sexual e outras formas de violência contra mulheres.
A Semipi disponibilizou materiais informativos digitais para impressão e divulgação por prefeituras e instituições que organizam festas e blocos carnavalescos no Paraná. Em Londrina, a SMPM iniciou a publicação dos conteúdos em suas redes sociais e solicitou que todas as secretarias e órgãos municipais também participem da campanha, divulgando os materiais e marcando as redes oficiais da iniciativa (@semipi.parana e @sec.mulherlondrina).
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Marisol Chiesa, ressaltou que o Carnaval deve ser um momento de lazer sem assédio e importunação sexual. “A campanha reforça que toques sem consentimento são crimes, tipificados na Lei de Importunação Sexual (Lei Federal nº 13.718/2018), e que devem ser denunciados”, destacou.
Como denunciar?
Se você presenciar ou for vítima de assédio, constrangimento ou qualquer tipo de violência, faça uma denúncia pelos seguintes canais:
📞 Ligue 190 – Polícia Militar
📞 Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher
📞 Disque-denúncia 181 – Anônimo e sigiloso
A iniciativa reforça que nenhuma forma de assédio deve ser tolerada e incentiva que mulheres se divirtam com segurança neste Carnaval.
Fonte: Paiquerê FM