O homem recebeu um mata-leão dos agentes e chegou a ficar desacordado por mais de uma hora
Vídeos encaminhados à redação do Portal Verdade demonstram mais uma abordagem violenta da PM (Polícia Militar), em Londrina.
Desta vez, a ofensiva ocorreu no Jardim São Jorge, zona norte da cidade. Na noite da última sexta-feira (4), Reginaldo da Silva, morador da região há 23 anos, estava em um bar, localizado em frente à sua casa, quando uma viatura chegou no estabelecimento.
Segundo relatos, os agentes teriam ido até o local após receberem uma reclamação de som alto. “Um dos policiais me perguntou se tinha algum problema, ‘porque você está com a cara feia?’ Respondi para ele que não, para continuar fazendo o serviço dele, mas ele se aproximou pediu para eu pôr a mão na cabeça, me levou pra dentro do estabelecimento e me aplicou um mata-leão, deixando desacordado no chão por mais de uma hora”, diz.
Ainda, de acordo com moradores, mesmo após estar desacordado, os policiais tentaram levar Reginaldo para a viatura.
“De tanto a população pedir, chamaram SAMU [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência] e me levaram UPA [Unidade de Pronto Atendimento] do Jardim do Sol”, complementa Reginaldo que trabalha como motorista.
Questionado pela reportagem sobre a incidência da repressão policial no bairro, ele compartilha que é a primeira vez que foi abordado, mas que é frequente o abuso de autoridade. “Já presenciei várias vezes mas não tem como registrar porque eles ameaçam quebrar o celular”, observa.
“Falaram que iam colocar contra mim desacato e reação à prisão, mas os vídeos provam que não reagi em nenhum momento”, assinala.
A redação entrou em contato com a Secretaria da Segurança Pública do Paraná solicitando o posicionamento da pasta sobre as queixas e aguarda retorno.