A Gerência de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebeu relatos de empresas que receberam e-mails falsos com boletos para pagamento. Trata-se de uma tentativa de golpe, pois a Vigilância Sanitária só se comunica por meio do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) ou por e-mail institucional com domínio “@saude.londrina.pr.gov.br”. Segundo o coordenador de Produtos da Vigilância Sanitária, Tiago Aires Ferreira, três empresas relataram o mesmo golpe nesta semana. Ele orienta que, diante de qualquer suspeita, os empresários desliguem o telefone e entrem em contato diretamente com a Vigilância Sanitária.
Os e-mails falsos utilizam a logomarca da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e alegam inadimplência, induzindo ao pagamento para evitar a perda do alvará ou outras penalidades. Ferreira reforça que a Vigilância nunca solicita pagamentos diretamente e que todas as taxas são geradas apenas pela Secretaria Municipal de Fazenda.
A farmacêutica Daniella Salvadego Wilnerzon Thorn foi uma das pessoas que identificou a tentativa de golpe e alertou sua empresa. “Achei estranho e entrei em contato com a Vigilância, que confirmou que era fraude. Assim, evitamos o pagamento indevido”, contou. A SMS orienta que, se alguém se passar por fiscal da Vigilância Sanitária, a identidade seja confirmada pelo telefone (43) 3372-9400. Caso haja tentativa de golpe, não faça pagamentos e denuncie às autoridades policiais.
Fonte: Paiquerê FM