Ministério Público conclui investigação sobre desvio no Hospital Universitário de Londrina
O Ministério Público do Paraná (MPPR) concluiu, na última semana, a investigação que apurava possíveis desvios de verba pública do Hospital Universitário de Londrina (HU).
Durante as investigações, 70 pessoas foram ouvidas, o inquérito da Polícia Civil foi concluído em novembro de 2019, na ocasião, quatro pessoas foram indiciadas por formação de organização criminosa, fraude à licitação, peculato e falsificação de documento público.
Conforme apurado durante as investigações, os desvios de verba pública aconteciam através da prestação de serviços médicos por empresas terceirizadas. As fraudes ocorreram durante os anos de 2016 até 2018, gerando um prejuízo de mais de R$ 872 mil, correspondendo ao valor do dano acrescido do valor da multa, montante que deverá ser devolvido pelos investigados.
O caso ficou conhecido após a morte de uma servidora que trabalhava na secretaria da diretoria clínica do hospital. Em um documento com mais de 90 páginas o MPPR, detalha que a mulher também participava do esquema que fraudava as documentações e processos de pagamentos em benefício de empresas que tinham elo direto com a servidora.
Em nota, o MPPR informou que as ações cível e penal correm em sigilo, por isso, não haverá pronunciamento por parte da promotoria.
Fonte: CBN Londrina