O BR Cidades – Núcleo Londrina, rede ampla cuja finalidade é discutir questões sobre o planejamento urbano, área que abriga mais de 80% da população brasileira atualmente, e que busca a construção de cidades com organizações mais dinâmicas, sustentáveis e justas, superando, assim, desigualdades sociais não ultrapassadas com o processo de modernização da sociedade brasileira (saiba mais sobre o coletivo aqui), emitiu nesta quarta-feira (11), moção contra ato terrorista em Brasília no último domingo (8). Acompanhe abaixo:
O BR Cidades – Núcleo de Londrina vem a público manifestar apoio integral às medidas adotadas pelo Estado brasileiro no sentido de salvaguardar a democracia protegendo as instituições que a sustentam. A invasão e consequente vandalismo nos edifícios sede dos três poderes da República no dia 08 de janeiro, a tentativa de explosão do aeroporto de Brasília e a destruição de torres de alta tensão em Rondônia e no Paraná dão indícios da capacidade criminosa dos terroristas, travestidos de patriotas, que foram forjados com a instalação do consórcio golpista que derrubou o governo Dilma e que deu poder a essa extrema direita nazista e fascista nos últimos anos no Brasil.
Sob o cobertor da hipocrisia traduzida em pautas moralistas, tiraram do armário o racismo, a misoginia, a homofobia e a ecofobia, apostando na força das armas e na arbitrariedade das autoridades para subtrair de Nós o manto constitucional traduzido no ainda incipiente Estado de Direito. Em conjunto com a sociedade brasileira clamamos por punição célere de todos os envolvidos.
Deverão os terroristas, miúdos e graúdos, reparar monetariamente a subtração do patrimônio público, sem prejuízo das sanções criminais e políticas, sendo imperioso investigar os elos com a delinquência instalada no aparelho de Estado, nas três esferas político-administrativas. Talvez seja essa a última chance de não sucumbirmos.
Sem anistia aos torturadores, golpistas e autoritários que tem violentado uma parcela da população no decorrer da história da República e agravado com a ditadura cívico militar de 1964, que perpetuam até hoje nos meandros do Estado, conspirando contra o povo brasileiro. Que prevaleça nada mais e nada menos do que a Lei, sob os auspícios da democracia. Defendemos a democracia, incondicionalmente!
Democracia para sempre!
Londrina, 11 de janeiro de 2023 BR
Cidades – Núcleo de Londrina