Estima-se que no Paraná cerca de 110 mil pessoas convivam com a demência. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a demência é uma das principais causas de incapacidade e dependência entre os idosos e ocupa a sétima posição entre as causas de morte nesta faixa etária. O Alzheimer é a forma mais comum, responsável por 60% a 70% dos casos.
Setembro, instituído como o Mês Mundial do Alzheimer, e a Secretaria de Estado da Saúde alerta sobre os cuidados adequados para evitar a doença.
Veja os 10 sinais de alerta mais comuns da demência: Perda de memória que interfere na vida cotidiana; Dificuldade de planejamento ou resolução de problema; Problemas com a linguagem verbal ou escrita (dificuldade em nomear objetos); Desorientação em relação ao tempo e lugar; Capacidade de julgamento ruim ou reduzida, como por exemplo, menos atenção à higiene pessoal e limpeza; Dificuldade para acompanhar os acontecimentos; Perda de objetos (colocá-los em locais errados e não conseguir reencontrá-los); Mudança de humor e comportamento; Dificuldade em entender imagens visuais e relações espaciais; e Afastamento do trabalho e das atividades sociais.
Fonte: Bem Paraná