A primeira semana de trabalho na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) começou com um discurso do governador Ratinho, que mostrou que o governo vai continuar o mesmo, baseado em muita propaganda e nenhuma efetividade na melhoria da vida das pessoas e para o setor produtivo.
Oposição tem novo líder
Entre as novidades da nova legislatura está a indicação do novo líder da oposição, deputado Requião Filho. Ele disse que a bancada vai continuar com uma atuação firme e embasada, que não diz o “não pelo não”. “Quando dizemos o ‘não’, mostramos o caminho que acreditamos ser o certo, e quando o governo pisa na bola temos o dever de colocar o dedo na ferida”.
Pedágio
Nos bastidores, o governo Ratinho está atuando para controlar a Frente Parlamentar do Pedágio, que nos últimos anos foi coordenada pela oposição. A Frente foi criada em 2020 por iniciativa da oposição e foi fundamental para barrar a implementação do pedágio mais oneroso e com mais praças, elaborado pelos governos Bolsonaro e Ratinho. “O pedágio é um câncer no Paraná, todos sabemos disso, só quem não sabe disso é o governador, que é pró-pedágio”, disse Requião Filho.
Pacote de obras
Na terça-feira, o governo anunciou grande um pacote de obras estruturantes em todo o Estado. Para a oposição, as obras são importantes, mas é preciso fiscalizar. “Obras estruturantes são importantes, necessárias, mas por que o governo está anunciando estes investimentos só agora? O Paraná não estava precisando destas obras antes? Também é preciso conhecer a origem dos recursos, pois muitas obras anunciadas estavam previstas nos contratos de pedágio, outras podem ter financiamento federal ou privado. Vamos fiscalizar”, comentou o líder da oposição.
COPEL
A oposição segue atuando para impedir a privatização da COPEL pelo governo Ratinho. “O governo vendeu a Copel, a maior empresa do Paraná, em apenas três dias, em uma votação totalmente atropelada. Recorremos ao Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas da União e também à Advocacia Geral da União para impedir este absurdo. Seguimos nessa tarefa em defesa do patrimônio público e da sociedade do Paraná”.
Fonte: Assessoria Parlamentar