A estação mais florida do ano, deve sofrer com o impacto climático do fenômeno El Niño, provocando mudanças significativas no padrão de circulação do vento em várias regiões do estado
A primavera de 2023 começa às 03h50 deste sábado, 23 de setembro, e termina à 0h47 de 21 de dezembro, com previsão de ser o período mais quente e chuvoso dos últimos tempos.
Segundo a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), logo no primeiro dia da estação (23), o tempo ficará quente e ensolarado em todas as regiões, exceto no Norte Pioneiro, onde deve apresentar um céu parcialmente nublado.
Porém, o que chama a atenção na primavera deste ano é sem dúvida a possibilidade de chuva muito acima da média, causando queda de granizo, associadas a ventanias, rajadas de ventos, raios e trovoadas, com risco de alagamentos, enchentes e enxurradas. O meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib, confirma que haverá nesse período diversas emissões de alerta, que segundo ele, são essenciais para construção de ações de prevenção aos efeitos para a sociedade.
A onda de calor vivida nesses últimos dias do inverno, pretendem ser mais rigorosas ao longo da “estação das cores”, as maiores temperaturas no Paraná, devem ser registradas nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e no Litoral do estado.
As altas temperaturas, o granizo e os ventos fortes poderão afetar negativamente a agricultura, em especial as hortaliças folhosas. Por outro lado, as chuvas em excesso poderão causar erosão no solo, além do surgimento de pragas e doenças. Mas, a primavera para muitos é a época mais linda do ano, pois ela vem acompanhada da florada de arvores como macieiras, ameixeiras e os pessegueiros, além de favorecer o desenvolvimento das pastagens, produzindo mais terreno verde e facilitando o manejo do gado de corte e leiteiro.
Fonte: CBN Londrina