Dengue e enchentes afetam mais de 308 mil paranaenses nas cidades afetadas
O estado do Paraná tem mais de 308 mil pessoas em 137 municípios sob decreto de situação de emergência. Os decretos indicam uma situação especial de combate a uma crise que esteja colocando o município em crise. A maior parte dos decretos vigentes se referem a situações de emergência relativas a epidemia de dengue.
Segundo estimativa da Defesa Civil do Paraná, o prejuízo estimado com as crises nos municípios afetados é de R$ 1,5 bilhão. Só nos quatro primeiros meses de 2024 o estado declarou emergência em 68 municípios. Em 2023 foram 22 decretos no mesmo período. Desde o início do governo de Ratinho Junior o estado foi de 16 decretos de emergência no ano de 2018 para 155 decretos em 2023.
A situação de emergência é decretada originalmente pelo prefeito do município e confirmada pelo governo do Estado. Sob este estado o governo pode convocar cidadãos para o esforço de combate a situação de crise, solicitar doações e utilizar propriedades privadas. O governo do estado também deve priorizar o envio de ajuda a cidade.
Fonte: Jornal Plural