Dos 399 municípios, 41 decidiram participar
90% dos municípios paranaenses não aderiram à campanha contra o assédio durante o Carnaval. Proposta pela Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, a iniciativa distribui materiais educativos e orienta os foliões sobre como denunciar casos. Entre as cidades do litoral, que devem receber cerca de 500 mil pessoas durante o feriado prolongado, Guaratuba não participa.
Com o mote “Se toca, assédio não é folia”, o material incentiva a denúncia de atos de assédio, verbal ou físico, constrangimento ou toque sem consentimento. É o que explica a secretária Leandre Dal Ponte.
Curitiba também não aderiu à iniciativa estadual. Em janeiro, durante o pré-carnaval, a capital lançou uma campanha própria contra o assédio. Nos municípios participantes, a distribuição acontece em cartazes, adesivos e leques, além das redes sociais. A Central de Atendimento à Mulher atende no telefone 180. É possível denunciar também no Disque-Denúncia, pelo 181, e na Polícia Militar, por meio do 190.
A adesão é voluntária. Participam os municípios de: Araucária, Assis Chateaubriand, Campo Largo, Capanema, Centenário do Sul, Cianorte, Cornélio Procópio, Cruzeiro do Oeste, Fernandes Pinheiro, Foz do Iguaçu, Goioerê, Guaíra, Guarapuava, Imbaú, Ipiranga, Laranjeiras do Sul, Mangueirinha, Maringá, Matinhos, Paiçandu, Palotina, Paraíso do Norte, Pérola, Piraquara, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Porto Vitória, Prudentópolis, Quatro Barras, Rancho Alegre, Sabáudia, Santa Amélia, Santa Helena, Santa Isabel do Ivaí, Santa Terezinha de Itaipu, Santo Antônio do Sudoeste, Telêmaco Borba, Toledo, Turvo, Ubiratã e Umuarama.
Fonte: Band News Fm