A Petrobras está lançando uma edição histórica do seu Programa Petrobras Jovem Aprendiz, com um número recorde de vagas disponíveis. Serão mais de mil oportunidades distribuídas em 13 estados e no Distrito Federal, abarcando todas as regiões do país. Este número representa um aumento de mais de 50% em comparação com a última edição do programa. As inscrições estarão abertas de 5 a 12 de abril, podendo ser realizadas através deste link.
De acordo com a empresa, uma das novidades desta edição é a oferta de duas modalidades de aprendizado: a aprendizagem profissional básica, com duração de 15 meses, ou o curso técnico, com duração de 20 meses. Ambos os cursos serão ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), incluindo aulas teóricas e práticas. Além disso, o programa oferecerá experiências de aprendizado em unidades da Petrobras. Ao término do programa, os jovens aprendizes poderão obter um diploma de formação técnico-profissional, ampliando suas chances de ingresso no mercado de trabalho em níveis técnicos.
O programa reserva 10% das vagas para pessoas com deficiência (PCD), 15% para adolescentes que tenham sido vítimas de trabalho infantil, e 10% para adolescentes em situação de acolhimento institucional, como abrigos e casas de passagem. Como um experimento, 20 vagas serão destinadas a aprendizes que estão cumprindo medidas socioeducativas.
As vagas contemplarão as seguintes cidades: Manaus, Salvador, São Sebastião do Passé (BA), Fortaleza, Brasília, Vitória, Betim (MG), Três Lagoas (MS), Ipojuca (PE), Recife, Curitiba, Natal, Canoas (RS), Aracaju, Cubatão (SP), Mauá (SP), Paulínia (SP), Santos (SP), São José dos Campos (SP), São Paulo, Duque de Caxias (RJ), Macaé (RJ), Rio de Janeiro e São Gonçalo (RJ).
O programa oferece diversas oportunidades de aprendizado em cursos como assistente administrativo, auxiliar de caldeireiro, assistente de operações logísticas, mecânico de bombas, motores, compressores e equipamentos de transmissão, encanador hidráulico, instrumentação, eletricista industrial, eletricista predial, mecânico industrial, operador de suporte técnico em tecnologia da informação, técnico em desenvolvimento de sistemas, técnico em automação industrial, técnico em eletrotécnica, soldador, entre outros.
Pela primeira vez, o programa inclui um curso técnico em sistemas de energias renováveis, visando preparar os jovens para as demandas emergentes da transição energética.
Os aprendizes contratados pela Petrobras receberão um salário mínimo, vale-transporte, décimo terceiro salário, férias, recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e poderão aderir ao benefício de saúde (Gympass).
Para se candidatar ao curso de aprendizagem básica, os jovens precisam ter entre 14 e 22 anos e 8 meses de idade. Já para o curso técnico, a idade exigida vai de 14 anos até 22 anos e 3 meses. Não há limite máximo de idade para os candidatos PCD.
Para mais detalhes sobre o edital, as vagas disponíveis e as cidades atendidas, consulte aqui.
Fonte: Rádio Peão