Acontece nesta terça-feira, dia 12, às 16h, reunião do Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona com a Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (Apiesp) para que a pasta apresente a contraproposta do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS) docente.
Conforme informado pelo Portal Verdade, reunião entre o Comando Estadual de Greve e o secretário, prevista para segunda-feira, dia 4, não ocorreu. O encontro foi desmarcado sob a justificativa de que a contraproposta ainda não estava finalizada.
Em entrevista ao programa Aroeira, no último sábado, Lorena Portes, diretora do Sindiprol/Aduel, reforçou que mesmo sem a reunião, houve desdobramentos do movimento grevista. “Na segunda-feira, dia 4, nós tivemos duas movimentações. Por quê? Porque saiu do gabinete do procurador e foi para análise da chefia do gabinete, e no final da tarde do dia 4 saiu da chefia do gabinete e hoje [dia 5] encontra-se na diretoria geral da Seti”, disse.
Antes da reunião com o Apiesp, às 16h, o secretário terá uma reunião às 14h30 na Casa Civil para definição de uma minuta de proposta do novo plano de carreira docente. Em nota publicada no dia 5, a Apiesp destacou que o objetivo dos encontros é “reunir informações para que, na sequência, o novo plano de carreira docente tenha a contribuição das equipes das reitorias e dos sindicatos, e que se possa chegar a um consenso que agilize o andamento e sua aprovação, um anseio que a comunidade acadêmica das sete universidades estaduais aguarda”.
A nota também informou que o secretário Aldo Bona pretende convocar uma reunião com os sindicatos ainda esta semana para debater os termos da proposta. Segundo Portes, o Sindiprol/Aduel fará uma intervenção enquanto comando estadual, solicitando que a reunião de fato ocorra.
“Não temos de fato conhecimento de como essa contraproposta virá desenhada. Nós precisamos ter acesso a contraproposta para poder fazer uma análise pela categoria docente, aí sim indicar o nosso posicionamento, a nossa apreciação. Estamos aqui, estamos no aguardo desta reunião urgente com o secretário para a gente poder ter contato com a proposta”, observa.
Retomada da greve não está descartada
Durante a assembleia realizada no dia 6, os docentes da Universidade Estadual de Londrina deliberaram que a próxima assembleia da categoria, prevista para ocorrer a partir do dia 18, avaliará a contraproposta que o governo deve apresentar hoje, dia 12.
Caso as negociações não avançassem, a retomada da greve não está descartada. “A pauta da próxima assembleia será avaliação da contraproposta ou ausência dessa contraproposta, já indicando a possibilidade de retorno à greve. Portanto a assembleia na semana do dia 18 de setembro, terá em pauta essa apreciação da proposta se ela vier ou não vier e um possível retorno da categoria a greve”, finalizou a diretora.
*Matéria da estagiária Victoria Luiza Menegon, sob supervisão.