Em alguns casos, aumento pode chegar a 20 centavos por litro. Órgão de fiscalização destaca que estabelecimentos vão precisar justificar elevação.
O chefe interino do Procon em Londrina, Bruno Lopes Sebastião, confirmou nesta quinta-feira (13) que alguns postos de combustíveis da cidade reajustaram o valor nas bombas nos últimos dias mesmo sem nenhum anúncio por parte da Petrobras. A elevação já tinha sido confirmada pelo Paranapetro, que é o Sindicato dos Revendedores de Combustíveis no Paraná.
Em nota, a entidade informou que os aumentos “são justificados por fatores de mercado como a paridade internacional nos combustíveis importantes, a elevação do etanol por parte das usinas de cana-de-açúcar e o maior custo logístico e de armazenagem decorrente de manutenção na Refinaria Getúlio Vargas”, que fica em Araucária, na região metropolitana de Curitiba.
Em Londrina, segundo o Procon, o aumento pode chegar a 20 centavos por litro e afeta gasolina, etanol e também o diesel. O chefe do órgão garantiu que os estabelecimentos vão ser notificados a apresentarem as justificativas da elevação.
Segundo Sebastião, as distribuidoras também vão ser notificadas ainda esta semana.
O órgão de fiscalização também já entrou em contato com o Paranapetro atrás de mais esclarecimentos sobre o aumento. o objetivo, segundo Sebastião, é saber se o reajuste praticado é realmente legítimo.
Fonte: Redação CBN Londrina