Emprego de meio período aumentou 8,9% em maio em relação a janeiro de 2022, em comparação com o aumento de 1,5% do emprego de tempo integral durante o mesmo período, de acordo com dados do Departamento do Trabalho
As empresas passaram a gostar mais de funcionários de meio período.
A procura de trabalhadores de tempo integral no site de empregos Even manteve-se estável entre janeiro de 2022 e maio deste ano, de acordo com uma análise recente de milhões de ofertas de emprego, mas os anúncios de empregos de meio período aumentaram cerca de 10% no mesmo período.
As ofertas para esses tipos de empregos dispararam em 2022 e permaneceram próximas desses níveis elevados desde então.
(Tempo integral ainda é, de longe, o tipo de trabalho mais comum no Even, de acordo com o relatório.)
A atividade de contratação mostrou uma tendência semelhante: o nível de emprego de meio período aumentou 8,9% em maio em relação a janeiro de 2022, em comparação com o aumento de 1,5% do emprego de tempo integral durante o mesmo período, de acordo com dados do Departamento do Trabalho.
Isto poderá assinalar um ponto de viragem no mercado de trabalho, um aspecto-chave da economia que o Federal Reserve está observando.
Enquanto o Fed pondera o momento do primeiro corte nas taxas de juro, depois de ter aumentado os custos dos empréstimos para o máximo dos últimos 23 anos para combater a inflação.
A presidente do Fed de São Francisco, Mary Daly, expôs como o mercado de trabalho mudou recentemente e o que poderia estar por vir em um evento organizado pelo Commonwealth Club World Affairs da Califórnia na semana passada.
“Até agora, o mercado de trabalho ajustou-se lentamente e a taxa de desemprego apenas aumentou.
Mas estamos nos aproximando de um ponto em que esse resultado benigno poderá ser menos provável”, disse Daly.
“O futuro abrandamento do mercado de trabalho poderá traduzir-se num aumento do desemprego, uma vez que as empresas terão de ajustar não apenas as vagas, mas também os empregos reais.”
O mercado de trabalho dos EUA em geral permanece robusto, mas arrefeceu um pouco durante o ano passado.
A taxa de desemprego subiu para 4% em Maio, depois de ter permanecido abaixo desse limiar excepcionalmente baixo durante mais de dois anos.
O número de novos pedidos de subsídio de desemprego, um indicador de despedimentos, registou uma tendência de aumento nas últimas semanas, com os pedidos contínuos na semana passada a atingirem o nível mais elevado desde novembro de 2021.
Houve 8,1 milhões de vagas de emprego em abril, de acordo com os últimos números do governo. Caiu substancialmente em relação ao recorde de 12,2 milhões em março de 2022.
O relatório do Even observou que a mudança pode ser um sinal de fraqueza ou força do empregador, sublinhando a crescente incerteza no mercado de trabalho.
Estarão os empregadores perdendo o apetite pelos custos de contratação de trabalhadores de tempo integral ou estarão respondendo a uma força de trabalho ávida pela flexibilidade que um horário de meio período poderia oferecer?
“Seja por necessidade competitiva para atrair trabalhadores num mercado ainda apertado com a promessa de flexibilidade adicional, e/ou por necessidade economica à medida que a economia arrefece e são necessárias menos horas de trabalho, o resultado para os trabalhadores é claro:
Mais trabalhadores parciais funções de tempo estão disponíveis para aqueles que as desejam ou exigem”, disse o relatório.
Os setores com maior probabilidade de anunciar trabalho de meio período a partir de maio foram os de beleza e bem-estar; cuidados pessoais e saúde domiciliar; varejo; preparação e serviço de alimentos; e esportes, disse Even.
Em maio, os maiores aumentos nas ofertas de emprego de meio período em relação a dois anos antes foram nos setores de beleza e bem-estar (+26,9%); marketing (+10,2%); hotelaria e turismo (+9,9%); mídia e comunicações (+8,9%); e artes e entretenimento (+7,9%).
Durante a Grande Recessão de 2007 a 2009, o trabalho de meio período aumentou acentuadamente, de acordo com uma pesquisa da Fed de São Francisco.
Daniel Culbertson, o economista autor do relatório Even, disse que o oposto era verdadeiro quando a economia estava no meio de uma recuperação impressionante após a breve recessão em 2020.
“Houve um aumento no trabalho de meio período quando a economia e o mercado de trabalho estavam bem ao sair da pandemia”, disse Culbertson à CNN.
Os preços nos EUA não subiram no mês passado pela primeira vez desde novembro
Os preços nos EUA não subiram em Maio, proporcionando um alívio bem-vindo aos americanos preocupados com os custos e ajudando a aproximar a inflação ainda mais dos níveis normais, relata a minha colega Alicia Wallace.
O índice de preços de Despesas de Consumo Pessoal – um indicador de inflação observado de perto que o Federal Reserve usa para medir se a economia está se aproximando da meta de 2% do banco central – permaneceu inalterado desde abril e desacelerou para 2,6% nos 12 meses encerrados em maio, de 2,7% no mês anterior, de acordo com dados do Departamento de Comércio divulgados na sexta-feira (28).
A queda dos preços do gás (queda de 2,1% no mês) e os preços dos produtos mais baratos (queda de 0,4%) ajudaram a desacelerar a inflação geral, de acordo com o relatório.
Os preços dos alimentos aumentaram modestos 0,1%.
Excluindo energia e alimentos – categorias que tendem a ser bastante voláteis – o núcleo do índice de preços PCE aumentou 0,1% no mês, arrefecendo para um novo mínimo de três anos de 2,6%, face aos 2,8% do mês anterior.
O relatório de sexta-feira veio em linha com as expectativas.
O relatório mensal de rendimentos e despesas pessoais do Departamento de Comércio também inclui dados críticos sobre como os americanos ganham, gastam e poupam.
Os gastos dos consumidores, que são um motor significativo da atividade economica, aumentaram 0,2% no mês, acelerando face aos 0,1% do mês anterior. Excluindo a inflação, os gastos reais cresceram 0,3%.
A seguir
Segunda-feira: A S&P Global e o Institute for Supply Management divulgam pesquisas empresariais de junho que avaliam a atividade econômica no setor manufatureiro dos EUA.
Terça-feira: A agência de estatísticas da União Europeia divulga dados de inflação de junho. O presidente do Fed, Jerome Powell, participa de um fórum organizado pelo Banco Central Europeu.
O Departamento do Trabalho dos EUA divulga dados de maio sobre vagas de emprego, demissões, contratações e demissões.
Quarta-feira: Lucros das Marcas Constellation. O presidente do Fed de Nova York, John Williams, faz comentários.
A Automatic Data Processing divulga seu relatório de emprego de junho.
O Departamento de Comércio dos EUA divulga dados de maio sobre fluxos comerciais e novos pedidos de bens manufaturados.
A S&P Global e o Institute for Supply Management divulgam estudos empresariais de junho que avaliam a atividade economica no setor de serviços dos EUA.
O Federal Reserve divulga a ata da sua reunião de formulação de políticas de junho.
Quinta-feira: Os mercados dos EUA fecharam em comemoração ao 4 de julho.
Sexta-feira: O presidente do Fed de Nova York, John Williams, faz comentários. O Departamento do Trabalho dos EUA divulga dados de junho que avaliam a situação do mercado de trabalho, incluindo o crescimento mensal do emprego, os ganhos salariais e a taxa de desemprego.
Fonte: CNN Brasil