Enquanto a batata-inglesa (+31,96%) e o azeite (+39,82%) registraram as maiores altas, o salmão (-8,93%) e a sardinha em conserva (-5,19) observaram as maiores baixas
Dados divulgados por um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV) mostram que, em média, os produtos típicos da Páscoa ficaram 9,29% mais caros entre março de 2023 e março de 2024.
No período, a alta é maior do que a do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação oficial do Brasil. Nos últimos 12 meses, a taxa avançou 4,5%.
Ou seja, entre o feriado da Páscoa do ano passado e o próximo, a alta no preço dos produtos típicos dessa data é mais de duas vezes superior ao aumento do IPCA-15.
Dentre os produtos que geralmente estão presentes no almoço de Páscoa, os itens que mais encareceram foram a batata-inglesa (+31,96%) e o azeite (+39,82%). Já o salmão (-8,93%) e a sardinha em conserva (-5,19) registraram as maiores quedas em seu preço.
Fonte: TV Cultura