Ações realizadas no primeiro semestre serão voltadas a servidores que atuam como intermediários entre a SMRH e demais órgãos, assim como profissionais que estiveram afastados por ansiedade
Com o objetivo de estimular o autocuidado, a motivação, o engajamento e produtividade dos servidores municipais, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) inicia, na terça-feira (14), as atividades do programa RH Cuidando do Servidor em 2023. Como vem ocorrendo desde 2019, as ações serão promovidas em parceria com o Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Tendo o título de “Gestão de Pessoas, Comunicação e Saúde Mental”, a atividade que abre a iniciativa é voltada aos apontadores – servidores que atuam como intermediários entre a SMRH e as demais secretarias e órgãos municipais. Com cerca de 50 participantes, que fizeram suas inscrições através da plataforma da Escola de Governo de Londrina, essa ação será lançada amanhã (14), das 13h30 às 15h30, no auditório da Prefeitura de Londrina (Avenida Duque de Caxias, 635, 2º andar).
Entre outras metas, a oficina visa promover uma maior integração entre os servidores municipais e aprimorar suas habilidades de comunicação interpessoal. As ações serão ministradas pela professora Josiane Cecília Luzia, da UEL, assim como por estudantes dos cursos de Psicologia e de Serviço Social, e por duas servidoras da SMRH: a assistente social Marcelle Diorio e a psicóloga Cristiane Balan. Além da atividade de amanhã, também haverá oficinas nos dias 28/03, 11/04, 25/04, 09/05 e 23/05.
De acordo com a professora de Psicologia da UEL, Josiane Luzia, o curso “Gestão de Pessoas, Comunicação e Saúde Mental” trabalhará habilidades básicas de comunicação como ouvir, resolver problemas e saber identificar as especificidades de cada setor para falar sobre instruções ou solicitações. Além disso, também serão discutidas características pessoais que auxiliam na boa comunicação, como a autoestima adequada e comportamentos empáticos e assertivos, bem como o papel da comunicação e saúde mental na prevenção de transtornos comportamentais.
“Os apontadores foram escolhidos porque eles representam o elo entre as instruções da instituição e o servidor. Essas instruções descrevem regras e procedimentos para a execução de atividades em seus setores específicos, e também objetivam a qualidade e a parcimônia. Assim, a forma de comunicação delas é de extrema importância para o fluxo de trabalho adequado; é crucial que todos compreendam as instruções ou solicitações de maneira clara e sem temor de requerer explicações adicionais”, afirmou.
A secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, explicou que, para a elaboração do curso “Gestão de Pessoas, Comunicação e Saúde Mental”, a equipe responsável baseou-se em questionários aplicados junto aos servidores que são o público-alvo da atividade. “As respostas que os servidores nos forneceram ajudaram a delinear as temáticas trabalhadas no curso. Para nós, é muito importante promover ações que tenham foco na saúde mental e bem-estar dos servidores pois, além de contribuir para melhorar a qualidade de vida dos nossos profissionais, estamos contribuindo para aperfeiçoar o serviço público, o que beneficia a sociedade como um todo”, salientou.
Grupo Inovamente
No decorrer do primeiro semestre, o RH Cuidando do Servidor também promove as ações do Grupo Inovamente. Conduzidas pela mesma equipe, as atividades têm como foco um grupo de 80 servidores que, no segundo semestre de 2022, tiveram afastamentos prolongados por motivo de ansiedade.
Esses profissionais estão sendo convidados pela SMRH para participar do encontro de abertura da iniciativa, que será realizado em 21 de março, das 13h30 às 15h30, no auditório da Prefeitura. A ação consiste em uma série de discussões sobre os temas de saúde mental e ansiedade no trabalho, e promoverá outras oficinas nos dias 04/04, 18/04, 02/05 e 16/05.
Conforme Luzia, as atividades programadas incluem vivências sobre autoconhecimento, técnicas de mindfulness, explanações sobre ansiedade normal e patológica, com práticas baseadas em conhecimentos científicos provenientes da Neurociência e da Análise do Comportamento.
“É uma ação de extrema importância no mundo do trabalho, pois é preciso promover os cuidados com o trabalhador, olhando para ele como um todo e fomentando o seu bem-estar. Ao intervir na saúde mental dos servidores, estamos proporcionando um espaço de escuta e cuidado consigo. E, posteriormente, esses participantes terão a oportunidade de disseminar esse conhecimento para seus campos de ação e para a vida”, pontuou.
Fonte: Blog Prefeitura de Londrina