Atividades serão desenvolvidas ao longo do mês de novembro e incluirão eventos culturais e educativos
Com o objetivo de promover o debate e celebrar o “Mês da Consciência Negra”, Londrina terá uma série de atividades e eventos realizados ao longo de todo o mês de novembro, em diversos pontos da cidade. A iniciativa é da Gestão de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Londrina, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Estadual de Londrina (NEAB/UEL).
Segundo a gestora municipal de Igualdade Racial, Maria de Fátima Beraldo, as celebrações deste ano abordarão, principalmente, a vida de Vilma Santos de Oliveira, a Yá Mukumby, importante liderança do movimento negro londrinense, falecida em 2013. Nesta semana, foi concedido a Dona Vilma o título de Doutora Honoris Causa, aprovado por unanimidade pelo Conselho Universitário da UEL. Ela é a primeira mulher negra a receber esta honraria da instituição.
Para Beraldo, homenagear Dona Vilma é uma forma de Londrina retribuir toda a dedicação e trabalho que foi desenvolvido por ela ao longo de sua vida. “Essa celebração é uma forma de homenagear todas as pessoas da sociedade. Dona Vilma conseguia agregar vários setores da cidade e, para mim, conviver com ela durante muitos anos foi uma grande honra”, contou.
Na quinta-feira (17), às 19h30, a gestora estará no Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesa) da UEL mediando a mesa-redonda “Yá Mukumby e militância negra”, com Joaquim Braga e Dona Ilda de Oliveira.
A entrega oficial da honraria será realizada no dia 18 de novembro, a partir das 19h, no Cine Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, nº 85, Centro). O evento é aberto ao público, mediante retirada do convite. Os ingressos podem ser retirados até o dia 16 na sede do Neab, no Campus Universitário da UEL, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h. Após esta data, os convites poderão ser retirados gratuitamente na bilheteria do teatro.
De acordo com a coordenadora do NEAB, professora Marleide Rodrigues da Silva Perrude, além das homenagens à Dona Vilma, também serão realizadas apresentações artístico-culturais. “Teremos a presença do rapper Leandro Palmeira, dos sambistas Braguinha e Luisa Braga, das cantoras Silva Borba e Cecília Bandeira, do grupo Maracatu Semente de Angola e da Associação dos Ogãns de Londrina. Tenho certeza de que este evento tem tudo para ser muito emocionante”, contou a professora.
Como forma de encerrar as homenagens à Dona Vilma, o projeto “Quizomba: samba e outros batuques” terá uma edição especial de 17 anos no dia 20 de novembro, em que se comemora o Dia da Consciência Negra. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Vila Cultural Alma Brasil, e o Maracatu Semente de Angola. As atividades culturais terão início às 15h, na Praça da Vila Brasil (Rua Argentina, próximo ao nº 693, Vila Larsen 1).
Outros eventos
Além da cerimônia programada para o dia 18, muitos outros eventos estão marcados para acontecer nos próximos dias. É o caso, por exemplo, da 37ª Mostra Afro Brasileira, produzida pelo Instituto do Movimento de Estudo da Cultura Afro Brasileira (IMECAB), que teve início no último dia 9 de novembro e seguirá até o dia 4 de dezembro. A Mostra Afro é realizada anualmente de forma ininterrupta e, este ano, terá eventos remotos e presenciais na Associação Médica de Londrina, localizada na R. Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 – Centro.
Segundo Beraldo, dentro da Mostra, será realizado o 37º Salão de Artes Plásticas. Neste ano, a curadoria do evento está sob a responsabilidade do músico Vagner Nogueira e terá a apresentação de 11 artistas no total. “Além disso, até o final da mostra, 30 obras de arte e outras duas instalações estarão em exposição, com nomes importantes do cenário nacional e internacional que têm contribuído com o crescimento da nossa ‘Mostra’”, pontuou.
No dia 20 de novembro, o Centro Cultural da Região Norte e a Biblioteca Lupércio Luppi, localizados na Av. Saul Elkind, 790 – Conj. Hab. Maria Cecília, recebem a 6ª Mostra de Música Afro-Brasileira, que fará um tributo especial às cantoras Beth Carvalho, Dona Ivone Lara e Alcione. Serão apresentadas 15 composições, criando um grande espetáculo musical e dando oportunidades e visibilidade à participação de um novo rol de artistas.
Fechando as celebrações do Mês da Consciência Negra, a Gestão de Promoção da Igualdade Racial, em conjunto com as lideranças femininas do Movimento Negro de Londrina, promove, do dia 2 ao dia 4 de dezembro, na Concha Acústica de Londrina (R. Piauí, 130 – Centro), a 2ª Feira Afro Cultural Criativa. O evento reunirá 10 empreendedoras e empreendedores negros para comercialização de bens e produtos de valor cultural, além de também promover artistas, designers, comunidades tradicionais, moda, artesanato e gastronomia afro-brasileira.
Segundo a organização, a feira também terá uma programação musical diversificada com grupos de samba, pagode, rap afro e outros. A comunidade ainda poderá participar de oficinas de percussão, dança, canto, acrobacias, arte de rua, composição musical, interpretação, introdução às artes plásticas e de trança afro-brasileira. Para participar, será necessário se inscrever (algumas oficinas serão pagas).
Fonte: Blog Prefeitura de Londrina