A nomeação do ex-prefeito Luizão Goulart (SD) garante a inclusão de mais um grupo político no primeiro escalão do governo de Ratinho Jr. (PSD). O ex-prefeito de Pinhais foi escolhido como secretário de Administração e Previdência e, provavelmente, terá a obrigação de apoiar o candidato do PSD no ano que vem.
Em 2022, Luizão foi candidato a prefeito de Curitiba, apesar de sua boa relação com Ratinho. Acabou apoiando Eduardo Pimentel (PSD) no segundo turno, o que valeu ao partido a indicação de Thiago Bonagura (SD) como secretário de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Prefeitura de Curitiba.
Luizão foi um dos candidatos a deputado federal mais votados do Paraná em 2022, quando tentava a reeleição. Porém, na época estava no Republicanos, que não conseguiu legenda para ter uma cadeira e por isso acabou sem mandato. No ano que vem, provavelmente tentará voltar ao Congresso Nacional.
Além de Luizão, Ratinho confirmou nesta terça (24) as nomeações de Márcio Nunes (PSD) para a secretaria de Agricultura e a ida de Guto Silva (PSD), que é declaradamente pré-candidato ao Governo em 2026, para a cobiçada Secretaria das Cidades.
Antes disso, o governador já havia anunciado a entrada de outros três ex-prefeitos no Governo: Rafael Greca (PSD) assume o Desenvolvimento Sustentável; Leonaldo Paranhos (Podemos) fica com o Turismo; e Ulisses Maia será o novo secretário de Planejamento.
Fonte: Jornal Plural